Select Page

Eficiência energética é vetor de desenvolvimento da indústria açoriana, afirma Diretora Regional

A Diretora Regional da Energia destacou hoje, em Lisboa, o potencial de crescimento da indústria nos Açores associado ao uso racional da energia, devido às “poupanças significativas” na fatura energética, que permitem “disponibilidade financeira para a competitividade do setor”.

“Impulsionar a otimização energética na indústria é potenciar a economia e o emprego na Região”, a par das “claras vantagens associadas à promoção da sustentabilidade ambiental, imprescindíveis numa região que se demarca pela sua natureza, também através dos seus produtos”, frisou Andreia Carreiro.

A Diretora Regional salientou que, “à semelhança do que se tem verificado a nível europeu, a indústria é muito relevante quando se trata da transição energética regional, contribuindo com a alocação dos consumos a períodos estratégicos, de acordo com os requisitos da rede, traduzindo-se numa maior capacidade de integração de energia de fontes renováveis e endógenas no sistema electroprodutor dos Açores”.

Andreia Carreiro falava à margem da conferência ‘Eficiência Energética: o caminho para uma indústria mais competitiva’, iniciativa que decorreu com o objetivo de divulgar os resultados da implementação do SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.

“O SGCIE é uma das medidas previstas no PNAEE – Plano Nacional de Ação para Eficiência Energética, que visa a certificação e promoção da eficiência energética nas indústrias, permitindo o conhecimento do desempenho energético das instalações e a redução dos custos associados”, afirmou.

Para a Diretora Regional, é “imprescindível” participar em iniciativas com este cariz, “de forma a trazer para a Região os melhores exemplos praticados ao nível da implementação de estratégias que otimizem o recurso à energia pelas unidades industriais”.

“Temos vindo a incentivar a indústria açoriana a aderir ao SGCIE, mediante um levantamento e análise cuidada, realizada pela Direção Regional da Energia, aos consumos enérgicos industrias, bem como através do cálculo do retorno financeiro que os investimentos em sistemas e equipamentos energeticamente eficientes lhes trarão”, reforçou.

De acordo com Andreia Carreiro, no âmbito da integração da Região no projeto europeu RESOR, o Governo dos Açores “está a analisar formas agilizadas de financiamento a estas unidades”, adequadas à realidade açoriana, a par dos programas de incentivo já existentes, também transversais à indústria, como o Competir+, cujo apoio concebido é majorado quando a eficiência energética é visada no projeto, e o Proenergia, que comparticipa investimentos na exploração de recursos energéticos renováveis e endógenos para microprodução de energia elétrica ou calorífica.

Pontos de Interesse

Theater Festival and Literature from July, 29

Theater Festival and Literature from July, 29 at Palazzo delle Feste with Massimo Dapporto. The articulated program includes the Volo di Giulietta by Cirko Vertigo, Margherita Hack una stella infinita by Laura Curino, the Microband, the Manicomio dei...

“The Sea in the Eyes”: not just an exhibition

At the church of San Rocco photo exhibition “The sea in the eyes – Stories of migrants and inhabitants of Lampedusa” by Riccardo Lorenzi. Opening on Friday, January 19 at 05:30 pm.  Opening hours: until February 9th, from Monday to Friday by...