Select Page

Eleitos aprovaram programa “Elvas Cidade Natal”

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, em sessão do executivo na tarde desta quarta-feira, o programa de comemoração da quadra natalícia sob o mote “Elvas Cidade Natal”.

O programa que se estende de dezembro a janeiro, contempla várias iniciativas, tendo como palco o Centro Histórico de Elvas, aliando a diversão e a tradição para todas as idades.

Assim, em termos de novidades, na Praça da República, vai estar instalada a Feira de Natal, de 7 de dezembro a 8 de janeiro, que inclui, entre outras atividades, a Aldeia do Pai Natal, a Casa dos Duendes, a Fábrica dos Brinquedos; e diversas diversões, como um carrossel parisiense e uma mini roda gigante, sendo ainda colocados elementos decorativos alusivos a esta quadra festiva, para proporcionar momentos em família e amigos. O coração da cidade vai contar com um Pórtico de Entrada, bonecos de neve, bengalas natalícias, um Pai Natal gigante, bolas, renas e um banco decorativo, apelando à magia da quadra.

A tradição do presépio no Adro da Sé, os concertos natalícios e a realização do Presépio ao Vivo vai ter continuidade, com a possibilidade de realizar viagens no comboio turístico decorado para o efeito.

Todo este programa vai contar com o apoio das associações e instituições locais, de forma a criar-se um programa para todas as faixas etárias e dinamizar o Centro Histórico da cidade, que vai contar com sonorização nas principais artérias comerciais. Os espaços culturais também vão contar com dinamização neste período de festa.

Aprovada a abertura de concurso para a iluminação de Natal, a ser instalada nas ruas do Centro Histórico da cidade, na quadra natalícia, tendo sido aprovada a abertura de consulta prévia, e aprovados o convite e caderno de encargos para o efeito.

Nesta sessão os eleitos aprovaram, por maioria com um voto contra, o projeto de execução de uma Área de Serviço para Autocaravanas de Elvas, localizada no Rossio de São Francisco.

Os restantes pontos foram aprovados por unanimidade.

Aprovado o estudo prévio da obra de ampliação do Lar de Santa Eulália, que irá permitir dotar a infraestrutura social de mais 30 quartos, num investimento na ordem de um milhão de euros.

O executivo deliberou a abertura de concurso para aquisição de duas viaturas para recolha de RSU com superestrutura de compactação por tambor rotativo e elevador de contentores, num valor de cerca de 500 mil euros e que irá permitir melhorar a capacidade de resposta do setor de higiene e limpeza, na recolha de resíduos.

Aprovado a comemoração do 7º aniversário da requalificação do Forte da Graça, no dia 27 de novembro, com a promoção de entradas gratuitas neste monumento.

Os eleitos aprovaram o pedido formal para cultivar cannabis medicinal no concelho.

Aprovada a proposta ao PRR de Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, após notificação da Proposta de Decisão – PRR – Manifestação de interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais, do IAPMEI, que recebeu parecer favorável e se encontra elegível, num investimento na ordem dos 980 mil euros.

Aprovado o pagamento de dívidas de refeição fracionado, e o Plano Individual de Transição, a pedido do Agrupamento de Escolas Nº 3 de Elvas.

O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), nomeadamente a nomeação de 2 conselheiros locais para a Igualdade, 1 conselheiro(a) interno à autarquia e 1 externo à Autarquia e a criação de uma equipa para a Igualdade na Vida Local EIVL, composta por 5 a 10 pessoas, nomeadas pelo Presidente da Câmara Municipal, foram aprovadas.

Aprovada a ratificação do despacho n.º 88/2022, que determinou a prestação de serviços mínimos na recolha de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana, nos dias 18 e 25 de setembro.

O protocolo de cooperação referente à 4.ª Call da EUCF – European City Facility foi ratificado.

Aprovada a designação de novo gestor de contrato.

O executivo aprovou a apresentação do livro “Eu Falo Contigo – Da Depressão à Iluminação”, de Cheila Hó, no dia 22 de outubro, pelas 15h00 na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Aprovadas as cedências seguintes.

– do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia para aulas de promoção de yoga pela Àshrama Elvas – Centro de Yoga nos dias 15 e 29 de outubro, pelas 16h30;

– do Forte da Graça para exposição temporária organizada pela APPACDM de Elvas durante o mês de dezembro de 2022.

Atribuídos apoios a Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira; Sociedade Recreativa da Terrugem; Rugby Club de Elvas; Sociedade Columbófila de Elvas, Centro de Recreio Popular da Boa Fé e Juventude Desportiva da Terrugem.

Pontos de Interesse

Eucaristia do Dia do Exército vai ser transmitida na RTP

As comemorações do Dia do Exército, em Elvas, prosseguem na manhã de domingo, com a missa de Ação de Graças e Sufrágio, que vai ser transmitida pela RTP, a partir das 10.30 horas, desde a Sé de Elvas.Esta eucaristia está integrada nas comemorações e é aberta ao...

Visita teatralizada ao Forte de Santa Luzia

No âmbito da iniciativa Visitas Teatralizadas pelo Património, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, o Forte de Santa Luzia vai acolher este sábado, pelas 10h00, uma visita. Venha passar uma manhã diferente no Forte de Santa Luzia e com uma visita guiada realizada...