Select Page

Empreitada para ligação ferroviária de Elvas à fronteira foi hoje lançada

Procedeu-se hoje, na Estação Ferroviária de Elvas, ao lançamento da empreitada de Modernização do troço da Linha do Leste que visa ligar Elvas à fronteira, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha esteve presente na sessão de apresentação, assim como Pedro Marques, atual Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
A empreitada contará com um investimento na ordem dos 38 milhões de euros, dos quais cerca de 23 milhões de euros advém do Orçamento de Estado e perto de 15 milhões de euros são comparticipados pela União Europeia.
Esta medida permitirá, no futuro, que a distância e o tempo de trajeto, entre Sines e a fronteira com Espanha seja reduzida em menos 3H30 e 135 km, no que diz respeito ao transporte ferroviário de mercadorias. O trajeto atual tem a duração de 8H00 e 450 km. Com a criação de um novo troço Évora a Elvas, que diminuirá as distâncias, passará a ser de 4H30, num total de 315 km.  

A obra, do troço da Linha do Leste com 11 quilómetros de extensão, engloba a ampliação da Estação Ferroviária de Elvas, a renovação integral da superestrutura de via e a instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica.

Prevê-se também, a construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das passagens de nível existentes ao longo do troço, e ainda, a substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das pontes sobre o rio Caia e a ribeira do Caiola.

A empreitada de Modernização do troço Elvas-Fronteira é a primeira obra em fase de lançamento de empreitada do futuro Corredor Internacional Sul. 

Este corredor ferroviário, que será criado no âmbito do Plano de desenvolvimento e Modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines, e a Europa através da fronteira com Espanha em Caia. 

A criação do Corredor Internacional Sul representa um investimento previsto em mais de 626 milhões de euros, dos quais, estima-se que cerca de 356,7 milhões de euros possam ser comparticipados pela União Europeia.

Pontos de Interesse

Casa da Cultura mostra desenhos com tinta sobre flores

Dezenas de trabalhos, no âmbito da exposição “A plasticidade das flores que não são de plástico mas são plásticas”, da artista plástica Ana Branca, vão poder ser apreciados na Casa da Cultura de Elvas, a partir de 17 de setembro.A mostra vai ser...

Incêndio no Convento de São Paulo já está dominado

O incêndio que deflagrou, cerca das 18.15 horas desta sexta-feira, no Convento de São Paulo já se encontra dominado.No local estiveram 70 elementos dos Bombeiros Voluntários das corporações de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, que combateram as chamas ao longo...