Select Page

Empresários já podem candidatar-se à Linha de Crédito Capitalizar

A Linha de Crédito Capitalizar foi lançada esta semana pelo Ministério da Economia e destina-se a micro e pequenas empresas, no montante de 1600 milhões de euros. 

O objetivo desta linha é “apoiar investimentos de longo prazo, criar condições mais vantajosas de financiamento para micro e pequenas empresas, alavancar a oferta de soluções de financiamento para investimentos em projetos com fundos comunitários, ampliar a oferta de operações de Fundo de Maneio e alargar o acesso a plafonds de crédito a todas as empresas”.

Neste âmbito a linha subdivide-se em outras, destinadas a objetivos diferentes, com montantes de financiamento entre 25 mil e 2 milhões de euros, com prazos entre três a 10 anos, e vai ser disponibilizada nos balcões das entidades bancárias que possuem protocolo neste âmbito.

Pode encontrar mais informações junto do IAPMEI.

Assim sendo, existem as vertentes seguintes:

Linha ‘Micro e Pequenas Empresas’
– Dotação: 400 milhões de euros.
– Objetivo: potenciar o acesso a financiamento para investimentos em ativos e reforço de capitais para micro e pequenas empresas.

Linha ‘Fundo de Maneio’
– Dotação: 700 milhões de euros.
– Objetivo: financiar necessidades de fundo de maneio das empresas com financiamentos de médio prazo, em alternativa ao crédito de curto prazo e assim contribuir para uma maior estabilidade dos recursos financeiros ao seu dispor

Linha ‘Plafond de Tesouraria’
– Dotação: 100 milhões de euros.
– Objetivo: alargar a oferta de crédito em sistema de revolving, conferindo uma maior flexibilidade à gestão corrente de tesouraria.

Linha ‘Investimento Geral’
– Dotação: 100 milhões de euros.
– Objetivo: financiar investimentos em ativos com elevado prazo de recuperação.

Linha ‘Investimento Projetos 2020’
– Dotação: 300 milhões de euros.
– Objetivo: alargar a oferta de crédito bancário para financiamento de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020, com enfoque em despesas elegíveis e outros segmentos de mercado em que a Linha de Crédito e Garantias IFD 2016-2020 possa vir a revelar-se insuficiente.

Pontos de Interesse

Pulseiras e bilhetes diários para o São Mateus já à venda

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, comprou esta segunda-feira, dia 28 de agosto, no Posto de Turismo da Praça da República a pulseira semanal para a edição do São Mateus 2017, que irá decorrer de 20 a 30 de setembro, num recinto coberto, instalado...

Jovens nadadores elvenses com boas marcas no nacional

Dois atletas do Clube Elvense de Natação (CEN) participaram no Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal, que decorreu de 21 a 24 de julho, no Jamor. Nesta prova nacional participaram 892 atletas, em representação de 133 clubes, incluindo cinco...

Piscinas municipais ao ar livre abertas até dia 14

As piscinas municipais descobertas, localizadas no Morgadinho, vão permanecer abertas ao público até ao próximo dia 14 de setembro, no seu horário habitual. Este equipamento de lazer, em virtude das temperaturas elevadas que se preveem para os próximos dias, vão...