Encontro com a escrita
O lado inusitado da existência e das relações humanas contado por Fernando Venâncio
O ensaísta, linguista, escritor, crítico literário e professor universitário português, na Holanda, Fernando Venâncio vem à Biblioteca Municipal de Aljustrel, no próximo dia 4 de outubro, às 18 horas, apresentar o seu livro Só o meu computador me compreende.
Só o meu computador me compreende (ed. On y va) é um livro de contos breves que encenam o lado mais inusitado, e mesmo absurdo, da existência e das relações humanas. A superfície das palavras mantém-se transparente, mas o leitor é levado para realidades fora da experiência diária. Até descobrir que, afinal, tudo faz perfeito sentido.
A apresentação do livro estará a cargo do aljustrelense, José Estevão, poeta, pintor, professor universitário, organizador cultural e comunitário, em Amsterdão.
Fernando Venâncio nasceu em Mértola, em 1944. Estudou em Lisboa e Braga. É doutorado na Universidade de Amesterdão (Holanda), onde ensinou língua e cultura portuguesa, assim como a problemática das línguas minoritárias europeias. É tradutor de ficção e poesia do neerlandês.
Tem escrito no Jornal de Letras (JL), no semanário Expresso e na revista Ler. Entre muitas outras obras, publicou os romances Os Esquemas de Fradique (1999) e El-Rei no Porto (2001) e da antologia Crónica Jornalística. Século XX (2004).