Jogo interativo e inovador que promove e incentiva as boas práticas no consumo de energia está a ser dinamizado pela OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste junto das escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário da região Oeste no âmbito do projeto “Energy Game II”.
A OesteSustentável pretende sensibilizar os mais jovens para a temática da eficiência energética, de uma forma dinâmica e em que todos os jogadores interajam em simultâneo, utilizando para o efeito um jogo eletrónico que funciona a partir de um computador, projetado num ecrã e utilizando comandos de uma consola. Este simula a história de uma família com oito personagens que participam num concurso televisivo. O principal objetivo deste jogo passa pela transmissão de conhecimentos de uma forma lúdica e pedagógica incutindo nos jovens estudantes a problemática da eficiência energética, de modo a consciencializa-los para a poupança de energia.
Nesta primeira fase, a OesteSustentável irá apurar as três equipas das escolas com melhor pontuação, uma por cada nível do jogo, para representarem a região Oeste na fase final do Campeonato Nacional a ter lugar, previsivelmente, no final do mês de maio.
A OesteSustentável é uma das Agências de Energia que está a implementar esta medida em várias zonas do país, sendo responsável pela implementação desta medida nos seguintes dias, nas seguintes escolas:
– 26 de Abril: EB da Sapataria (Sobral de Monte Agraço), Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras) e EB da Marteleira (Lourinhã).
– 29 de Abril: Agrupamento de Escolas do Carregado, Agrupamento de Escolas da Abrigada e Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros (Alenquer).
– 02 de Maio: Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (Bombarral).
– 03 de Maio: Complexo Escolar do Alvito (Óbidos), Escola de Hotelaria e Turismo
– 04 de Maio: Escola Básica Pêro de Alenquer (Alenquer), e Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça).
– 11 de Maio: Agrupamento de Escolas de Peniche (Peniche).
O projeto “Energy Game II” é uma medida promovida, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.