Select Page

Entidades assinaram protocolo para Rede de Bibliotecas

A Sala Públia Hortênsia de Castro acolheu, na manhã desta terça-feira, dia 15, a cerimónia de assinatura do protocolo de formalização da Rede de Bibliotecas de Elvas.
 
Este protocolo de cooperação integra todas as bibliotecas e centros documentais do concelho de Elvas, numa parceria articulada entre a autarquia, a educação, a cultura, o ensino superior, a ciência e tecnologia, nomeadamente o Município de Elvas, os Agrupamentos de Escolas n.º 1, 2 e 3 de Elvas, Colégio Luso-Britânico de Elvas, Museu Militar de Elvas, Estabelecimento Prisional de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, Escola Superior Agrária de Elvas e Europe Direct do Alto Alentejo.
 
Assinaram o documento os representantes dos três Agrupamentos de Escolas, Fátima Pinto, Brígida Gonçalves e José Cozinha, a diretora do Colégio Luso-Britânico, Carla Saldanha, o Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, e a vereadora Paula Calado, em representação da Câmara Municipal de Elvas.
 
A vereadora salientou, na sua intervenção, a importância da cultura para uma sociedade mais rica em conhecimento, tendo inclusive declamado um poema.
 
Marcaram também presença neste ato, a representante da Delegada Regional de Educação do Alentejo, Maria Mário Murteira, a coordenadora nacional das Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, que intervieram para expressar a importância desta colaboração entre todas as entidades.
 
O documento agora assinado vai permitir o desenvolvimento de uma política integrada de promoção da leitura, da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital, para crianças, jovens e adultos, não só de todos os níveis de ensino, que integram a rede, como também da população em geral, nesta região do interior do país.
 
Assim sendo, estabelecem-se ainda as normas gerais de organização e de funcionamento da Rede de Bibliotecas de Elvas (RBELV), que pretende a criação de parcerias entre as várias instituições e a promoção de dinâmicas na área das literacias, gerais e específicas, dirigidas a públicos diferenciados.
Pontos de Interesse

Vitória Branco no lançamento do livro “Pele e Pedra”

A vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Vitória Branco, e o colecionador Antónioo Cachola marcaram presença no lançamento do livro “Pele e Pedra”, de Ana Rito, que se realizou no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.A obra, da artista que está...

Património religioso para conhecer no sábado

“Santa Casa da Misericórdia, Património Arquitectónico Religioso” é o mote para mais uma iniciativa da 4ª edição nos Percursos pelo Património, que se realiza este sábado 17, a partir das 10 horas.A iniciativa vai ter como convidado o Dr. Carlos Filipe, sendo que...