A Câmara Municipal de Elvas reuniu hoje, dia 7 de março, em conjunto com as juntas de freguesia do Concelho, forças de segurança, agrupamentos de escolas e representantes das associações participantes no XXI Carnaval Internacional de Elvas. O vereador Tiago Afonso representou a autarquia elvense na reunião.
O objetivo central deste encontro incidiu na articulação e coordenação das diversas organizações, com vista à concretização da iniciativa Carnaval Sustentável, lançada nesta última edição do Carnaval de Elvas, e que tem como suporte a redução da pegada ecológica, em todo o concelho.
O ponto de partida da iniciativa consistiu, fundamentalmente, na doação de uma verba, por parte de cada elemento dos grupos participantes que pretende-se integrar o projeto.
Essa mesma verba vai agora ser utilizada para a aquisição de 163 árvores, a serem plantadas em todas as freguesias do Concelho.
Vai ainda ser plantada, simbolicamente, uma árvore, junto à Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, local comum de partida dos corsos carnavalescos, prevendo-se que esta iniciativa se realize no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore.
Recorde-se, que este projeto foi proposto pela associação Gota D´Arte e que prontamente todas as associações decidiram aderir. Sendo assim, pode dizer-se que “brotou”, em Elvas o primeiro Carnaval Sustentável de Portugal.
Uniram-se a esta causa a Banda 14 de Janeiro, Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, o Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, a Sociedade 1º de Dezembro, o grupo As relíquias de Santa Eulália e Sociedade de Instrução e Recreio.
Colabora também com este projeto, a “Quality Evaluation Center CO2”.