Select Page

“Entre as Brumas da Memória” apresentado dia 15

O livro “Entre as Brumas da Memória”, do autor Fausto Reis, e editado pelas Edições Esgotadas, vai ser apresentado no próximo dia 15, sábado, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.

Nesta apresentação, que contará com a presença do escritor, será abordada a história da obra, que tem como cenário o Forte da Graça, e é um romance “anticrítico e que contém, fascinantes histórias de amor e aterradoras narrativas da guerra colonial. O principal suporte físico do imaginário é o grandioso e hercúleo Forte da Graça e a cidade fortificada de Elvas: património mundial. Simboliza todas as prisões, locais de tortura e anti liberdades, onde a PIDE exercia o seu poder. O romance é também uma estátua aos colonos, a todos os “Viriatos”. E, mais em concreto, aos assassinados nos hediondos massacres, como no Cassanje, norte de Angola. Fecundos fados, além, onde o carácter destemido e aventureiro do povo Luso obrava fidalgamente a terra, administrava indústrias ou negócios para a melhoria das condições de vida e do sustento das famílias. Uma reprovação à guerra, ao domínio do homem pelo homem e às malignas visões imperialistas”, pode ler-se na sinopse da obra.

Fausto Reis é licenciado em Gestão na Universidade Católica e Pós-Graduado em Banca, Bolsa e Seguros, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e foi diretor do BPI. Em termos literários, da sua bibliografia destaca-se a publicação “Tempos sem fim”, 4.ª edição. Apaixonado pelo Alentejo, há alguns anos numa visita a Elvas com a família, visitou o Forte da Graça e de tal forma o impressionou que leu mais sobre este monumento e imaginou um romance, sem valor histórico, mas sustentado em muitos factos verídicos, ao nível militar, politico e económico, nível social e cultural de Elvas, de Portugal e de Angola, sobretudo factos passados no ano de 1961, que deu origem ao livro “Entre as Brumas da Memória”.

Pontos de Interesse

Laboratórios de Gastronomia já estão esgotados

As inscrições para os laboratórios de gastronomia, integrados no XXV Festival Sete Sóis Sete Luas, que se vão realizar esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de julho, já se encontram encerradas, uma vez que eram limitadas as vagas. Assim sendo, recordamos que vão...