Os jovens Açorianos têm um estímulo acrescido, que outros não têm, para adotarem estilos de vida saudáveis, afirmou o Diretor Regional da Juventude.
Lúcio Rodrigues falava sexta-feira na Casa do Povo da Praia do Norte, no Faial, entidade que organiza este fim-de-semana a terceira edição do Praia do Norte Trail Run.
O Diretor Regional moderou um painel sobre estilos de vida saudáveis, no âmbito do ‘Praia do Norte Trail Camp’, uma conferência desenvolvida pela primeira vez, no âmbito do programa alargado daquela corrida.
Realçando a “importância” e o “valor acrescido” de, nas ilhas dos Açores, se poder “associar uma forte componente de contacto com a natureza ainda intocada”, Lúcio Rodrigues desafiou os jovens Açorianos a “dela tirarem partido”, pois trata-se de condições a que “nem todos os jovens têm acesso”.
Lúcio Rodrigues felicitou a Casa do Povo do Norte por “persistir na organização deste evento”, que “começa já a ganhar grande notoriedade nas corridas de trail run a nível regional”.
O Diretor Regional saudou também os jovens participantes neste painel que, sendo “altamente qualificados, escolheram desenvolver as suas vidas profissionais na sua terra”.
“O Márcio Alberto, fisioterapeuta, o Carlos Pavão, podólogo, e a Mariela Rodrigues, médica, são três Açorianos que demonstram um contagiante entusiasmo e profissionalismo na abordagem das matérias relacionadas com a saúde, bem-estar e atividade física”, frisou Lúcio Rodrigues.
O painel contou ainda com a presença de Luís Rodrigues e Ester Alves, atletas de ultratrails (distâncias longas), que abordaram as suas experiências relacionadas com a modalidade.
A terceira edição do Praia do Norte Trail Run conta com duas provas, uma de 20 quilómetros e outra de 12 quilómetros, sendo ainda organizada uma caminhada, acessível a todos os níveis de condição física.
Participam no evento desportivo mais de uma centena de atletas.