O Secretário Regional da Educação e Cultura garantiu hoje que a Escola Básica da freguesia das Cinco Ribeiras, no concelho de Angra do Heroísmo, vai continuar aberta, salientando que não vai ordenar o seu encerramento.
“Neste momento, não o farei”, afirmou Avelino Meneses, interpelado pelos jornalistas no decurso da visita estatutária do Governo à ilha das Flores, adiantando que esta escola “cumpre, pelo menos minimamente, os regulamentos escolares em vigor”.
Em relação ao futuro, o encerramento ou não encerramento de escolas, “nas Cinco Ribeiras, como em qualquer outra parte, deriva da evolução demográfica”, frisou.
Para o Secretário Regional, a presença de uma escola numa qualquer localidade “é um meio poderoso de dinamização social e comunitária”, considerando, por isso, que as escolas devem estar abertas nas freguesias mais periféricas “até ao limite do possível”.
Avelino Meneses salientou, no entanto, que há alturas em que se justifica o encerramento de algumas escolas, nomeadamente quando “a relação pedagógica fica de todo degradada, fruto da presença de vários níveis escolares numa mesma sala ou turma”, ou então quando o número de alunos “é tão baixo que dificulta a socialização”.
Em matéria de encerramento de escolas, acrescentou, atualmente, nos Açores, “mais do que o Governo, quem o faz são os próprios pais e as famílias que, cada vez mais clarividentes, quando vêem que há estabelecimentos que não cumprem as condições pedagógicas, desviam os seus educandos para estabelecimentos mais apropriados”.