O evento, que este ano apresenta também uma prova infantil e outra de desporto adaptado, foi apresentado oficialmente esta terça-feira.
Na manhã de 29 de maio será disputada a segunda edição da Corrida Portucale, organizada pelo Centro de Atletismo do Porto com o apoio da Câmara do Porto (através da PortoLazer). A competição voltará assim a animar a as margens do rio Douro, entre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.
As novidades da edição deste ano foram conhecidas na apresentação oficial da prova, realizada esta terça-feira, dia 17 de maio, nas Caves Ramos Pinto. A sessão contou com a presença de Luís Alves, Administrador Executivo da PortoLazer, José Guilherme Aguiar, Vereador da Câmara Municipal de Gaia, António Ferreira, da direção do Centro de Atletismo do Porto (CAP), e ainda da ex-atleta Rosa Mota.
A extensão do percurso em 2016 é de 15 quilómetros, mais cinco do que no ano de estreia. Desta vez, a corrida começará e terminará em Vila Nova de Gaia, cumprindo a maioria do traçado no Porto, em terreno plano.
Entre as novidades desta segunda edição, destacam-se ainda a introdução de duas provas paralelas. Uma delas é a Shamir-Portucale dos Pequeninos, uma corrida de 500 metros aberta a crianças entre os 6 e os 10 anos, com inscrição gratuita. A outra trata-se de uma competição de desporto adaptado, destinada a atletas em cadeiras de rodas, que cumprirá os 15 quilómetros da corrida principal.
Assente na estrutura organizativa do (CAP), este evento tem como principal objetivo angariar meios para manter em atividade a Escola de Atletismo Rosa Mota. Parado entre 2004 e 2014, o CAP tenta voltar ao período áureo da sua atividade, marcado pelas conquistas da campeã olímpica. Agora madrinha da Corrida Portucale, Rosa Morta deixou um apelo na apresentação: “Inscrevam-se, tragam as vossas crianças e venham passar uma boa manhã connosco!”. António Ferreira, da direção do CAP, explicou ainda que esta não é mais uma prova comercial: «Nunca foi e nunca será, porque o CAP não nasceu para fazer corridas, nasceu para praticar atletismo. Esta corrida foi a nossa ferramenta para viabilizar o CAP. Felizmente fomos muito bem acolhidos e conseguimos passar a mensagem».
As inscrições na Corrida Portucale podem ser feitas nas lojas Kiko Ourivesarias (NorteShopping, Mar Shopping, Arrábida Shopping ou Rua de Sá da Bandeira), na sede da Event Sport (na Rua de António Ferreira Gomes, em Vila Nova de Gaia) ou no site da competição.