Select Page

Está na hora de pensar na expansão do Aeroporto do Porto, diz Rui Moreira

Rui Moreira disse hoje acerca da expansão do Aeroporto doPorto que a ANA – Aeroportos de Portugal e o Governo devem “pôr mãos à obra” epensar em avançar para “a próxima fase” de expansão do Aeroporto Francisco SáCarneiro. O presidente da Câmara lembra que,”no contrato de privatização da ANAestava previsto que a partir de determinado número de passageiros serianecessário proceder à expansão do aeroporto”.

“O modelo atual tem capacidade até aos 11 milhões depassageiros. Ainda não chegámos lá mas, a este ritmo, vamos estar provavelmentedentro de dois anos. É altura de pôr mãos à obra”, disse hoje aos jornalistas,acrescentando que “compete ao Governo e ao proprietário privado adequarem oplano de investimento, já que o aeroporto está a crescer mais depressa do queera estimado”.

Para Rui Moreira, este projeto é “diferente” e nada tem aver com os planos previstos pelo Governo para um novo aeroporto em Lisboa: “sãoprojetos separados, diferentes. Não podemos pensar que o aeroporto da Portelavai durar eternamente. Seria uma atitude irresponsável de um autarca do Norte dizerque o aeroporto de Lisboa tem de estagnar”, observou.

Coisa diferente, afirma Moreira, “é as forças vivas do Nortefazerem os alertas junto do Governo e dos proprietários da ANA no sentido deperceber que chegou a altura de começar a olhar para o investimento previsto”.

Ontem foi anunciado que o Aeroporto do Porto foi eleito peloAirports Council International o melhor da Europa na categoria de cinco a 15milhões de passageiros e o terceiro melhor na categoria de mais de dois milhõesde passageiros.

Em comunicado, a ANA adiantou que ogalardão surgiu no âmbito do estudo Airport Service Quality (ASQ), programalíder mundial em “benchmarking” na Avaliação da Satisfação dos Passageiros -2016 ASQ Awards.

Rui Moreira adiantou a esse propósito que “tem havido grandeempenhamento de todos os agentes relacionados com o aeroporto. Nunca fui muitofavorável ao modelo de concessão mas reconheço que os proprietários da ANA têm sabidodesenvolver o aeroporto”.

Pontos de Interesse

Campanha solidária apoia missões em África

“À Mesa por África” é o mote de uma campanha solidária que junta vários restaurantes na zona Norte e Centro dopaís com o objetivo de angariar fundos para as missões da organização Leigos para o Desenvolvimento, uma associação católica portuguesa, fundada...