Select Page

Establishment of the Republic celebrated in Lisboa

O hastear da Bandeira Nacional, pelo Presidente da República, e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda da Guarda Nacional Republicana, evocou a manhã de 5 de outubro de 1910, em que, também na varanda do Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa, José Relvas anunciou à multidão, a proclamação da República em Portugal.

Depois dos cumprimentos aos vereadores da autarquia, e, já no Salão Nobre, ao Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ao Primeiro-ministro, António Costa, e à presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, a comitiva assistiu na varanda ao hastear da bandeira, perante a multidão presente na Praça do Município.

Fernando Medina e Marcelo Rebelo de Sousa, nas suas intervenções, convergiram na importância de “assumir um compromisso com o futuro”, respeitando e preservando os valores proclamados por José Relvas, há 107 anos atrás, neste mesmo local.

Um ato com sentido de futuro

A celebração de “uma forma republicana de governo”, -, da autoria de Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça, é o outro símbolo nacional definido pelo artigo 11º da Constituição.

As cerimónias, terminaram com o habitual desfile das forças em parada, prestando continência ao Presidente da República.

Pontos de Interesse

Praça da Figueira – Heart Square

Rastreios cardiovasculares, alimentação saudável, muita atividade física, jogos e brincadeiras, foram um conjunto de iniciativas que decorreram no dia 17 de maio na Praça da Figueira para alertar para os problemas do coração. No âmbito das comemorações do mês de maio...