Select Page

Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social é “pioneira a nível nacional”, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social apresentou hoje, em Ponta Delgada, a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social à Comissão de Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República, afirmando ser uma iniciativa pioneira a nível nacional.

 

Andreia Cardoso, numa reunião com os deputados, explicou as razões que levaram à implementação desta Estratégia Regional, que, durante um prazo de 10 anos, será subdividida em planos bianuais.

 

O Plano de Ação 2018-2019 é constituído por 83 ações e envolve cerca de 15 organismos do Governo, enquanto entidades responsáveis pelas ações, e um conjunto muito alargado de parceiros, de forma a responder às várias dimensões relevantes para o combate à pobreza.

 

A Secretária Regional salientou ainda que, para alcançar as prioridades constantes da Estratégia, “é necessária a participação direta das pessoas, envolvendo-as e corresponsabilizando-as na prossecução das políticas sociais e, ao mesmo tempo, conferindo-lhes autonomia”.

 

O Plano de Ação 2018-2019 define um conjunto de medidas a serem desenvolvidas pelas várias Secretarias Regionais, também em parceria com as instituições locais e com especial enfoque no desenvolvimento integral e inclusivo das crianças e jovens, desde o início de vida, como forma de quebrar o ciclo de reprodução da pobreza e desigualdade entre gerações e reduzir a pobreza estrutural nos Açores.

Pontos de Interesse