Select Page

Estreia da obra “Stabat Mater” de Vasco Pereira, em Elvas

A cidade de Elvas vai ser palco da estreia da obra “Stabat Mater”, do maestro Vasco Pereira, no próximo dia 28 de outubro, sexta-feira, pelas 21.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Sé de Elvas).

A obra composta para soprano, mezzo-soprano e quinteto de cordas – dois violinos, duas violas e um violoncelo – sobre o Hino escrito em Latim no século XIII atribuído ao franciscano Jacopone da Todi ou ao papa Inocêncio III em honra a Santa Maria.

Elvas, cidade Património Mundial retoma a tradição centenária de estreias
 
Elvas foi sempre palco de estreias e primeiras apresentações.

Até princípios do século XX, foi barómetro em pré-estreias e primeiras audições/apresentações de óperas, operetas e peças teatrais. 

Aqui, nesta cidade raiana, senhora de um património material e imaterial de incalculável valor e inegável beleza.

Tem também, um património pictórico contemporâneo representativo da excelência dos nossos artistas pintores e escultores.

Muitos foram os artistas, autores e actores que fizeram de Elvas o seu primeiro palco.

Hoje, retoma a cidade de Elvas o seu legado de apresentar ao país e ao Mundo, tal como o fez com o padre Francisco Martins ou Manuel Rodrigues Coelho, novas obras musicais contemporâneas, como é este “Stabat Mater” da autoria do compositor alentejano Vasco M. N. Pereira, concerto organizado pela Câmara Municipal e com o apoio da paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Assunção (ou Sé de Elvas), através do seu pároco, padre José António.

Há várias razões para a escrita deste Stabat Mater:
  1. Nasceu este Stabat Mater de um desafio feito por uma cantora francesa que, meio a sério meio a brincar, o lançou ao compositor.
  2. Apesar de não estarem os temas religiosos tão na “moda” como outrora, continuam a ser uma mais que excelente e grande fonte de trabalho (inspiração) para os compositores.
  3. Quis Vasco Pereira dar uma visão mais contemporânea e mais humana, portanto menos mística, do Stabat Mater: a morte de um filho sentida e vivida por uma mãe através da música.
  4. Por último, por ser um tema medieval tão ao gosto do compositor e do público em geral.
Este Stabat Mater não está baseado na melodia gregoriana. Todos os temas musicais são originais e únicos, ainda que o texto não o seja. É um “relembrar” dum tema medieval.

O tema sobejamente conhecido, por outros compositores o terem abordado, como Pergolesi ou Rossini.

Dividido em vinte versículos, tantos como os versículos do hino medieval Stabat Mater, musicalmente estão escritos quase todos com a forma de ária ou canção com refrão com prelúdio e coda instrumental.

Segue este Stabat Mater a filosofia e a maneira de entender a música de câmara por parte do compositor: duas obras numa só, isto é, uma obra para a voz ou vozes e outra para o quinteto de cordas.

Para além desta particularidade, é uma obra pensada para ser executada exclusivamente por mulheres. Porque só as mulheres têm a vivência e a experiência do que é gerar e parir um filho, ou seja, ser MÃE na plenitude. É uma humilde homenagem a todas as Mães.
Pontos de Interesse

Câmara Municipal prossegue com ações de higienização

A Câmara Municipal de Elvas, no âmbito do plano de ação para o combate à COVID-19, prossegue com as medidas de higienização das vias e espaços públicos. Estas ações continuam a decorrer por todo o concelho, com o objetivo de evitar a propagação do vírus que em...

Cláudio Carapuça em concurso de pegas em Barbacena

Cláudio Carapuça, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, marcou presença num concurso de pegas que se realizou na Praça de Touros de Barbacena. A iniciativa tinha como objetivo a angariação de receitas para manutenção deste equipamento vocacionado para...

45º aniversário dos Filhos da Escola da Armada em Vila Boim

Mais de uma centena de pessoas marcou presença no almoço convívio do 45º aniversário dos Filhos da Escola da Armada, que se realizou na tarde de sábado, dia 8, no Pavilhão Multiusos de Vila Boim. Esta jornada de convívio pretendia assinalar mais um aniversário desta...