Select Page

Euronext inaugurou hoje no Porto centro tecnológico de suporte a bolsas europeias

A Euronext saiu de Belfast, na Irlanda, para se instalar no Porto, criando na Avenida da Boavista o seu centro tecnológico que servirá de base à plataforma de gestão bolsista transeuropeia desta importante empresa. Com a criação destes 140 postos de trabalho altamente qualificados, Portugal passa a ser o segundo país europeu em número de colaboradores, depois de França.

 

Com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do CEOda empresa, Stéphane Boujnah, e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira,Euronext Tecnhology começou a funcionar naquela que o autarca classificou comosendo “uma cidade diferente”.

 

“O Porto não é uma cidade qualquer. A sua génese, história,o caráter que construiu ao longo de séculos, a vocação comercial e burguesaderam origem a uma cidade diferente, arrojada, aberta, liberal”.

 

 

Numa alusão histórica ao cerco do Porto, do Século XIX, RuiMoreira disse que a cidade tem sido vítima de outros cercos, mas, como sempre,resistirá e está agora em plena expansão.

 

“O Porto não é uma cidade qualquer e vive hoje a recompensade ter sabido resistir, também nos tempos mais recentes, aos novos cercos quelhe foram fazendo. Pela crise económica internacional, pela crise financeiranacional, pelas más decisões políticas, pelo centralismo, mal maior do país”,disse o autarca, repetindo: “Só que o Porto não é uma cidade qualquer”.

 

Para Rui Moreira, hoje também não foi um dia qualquer. “Hojeinauguramos um projeto de investimento de grande importância internacional,como é o centro de excelência da Euronext Technologies, responsável por umconjunto de atividades de elevado valor acrescentado, representando funçõescríticas vertebradoras do funcionamento das diversas bolsas geridas pelo grupo”.

 

E lembrou que a Euronext é uma entidade de prestígio quegere exemplarmente operações de bolsa em Paris, Amesterdão, Bruxelas, Lisboa eLondres, que opera a principal rede de bolsas na zona Euro, representando maisde 2.6 triliões euro em capitalização bolsista. “A Euronext não é uma empresaqualquer”, concluiu.

 

CENTRO INSTALADO NA AVENIDA DA BOAVISTA

 

O grupo de bolsas de valores Euronext escolheu a cidade doPorto para instalar um centro tecnológico, complementar ao que tem em Paris. Anova infraestrutura funciona na Avenida da Boavista, no mesmo edifício onde estáinstalada a Interbolsa, empresa de liquidação e compensação de ordens queintegra a Euronext Lisbon.

 

O centro, que emprega 140 engenheiros e outros profissionaisaltamente qualificados, além da gestão e manutenção da infraestruturatecnológica, tem competências de segurança no domínio das Tecnologias deInformação e trabalha no desenvolvimento de novas soluções e serviçosfinanceiros.

 

Durante o seu discurso, Rui Moreira lembrou também oprocesso de instalação da empresa “onde o nosso gabinete de atração deinvestimento InvestPorto desempenhou o seu papel, foi particularmenteinteressante e gratificante trabalharmos com o Conselho de Administração, queaqui cumprimento na pessoa do seu CEO, Stéphane Boujnah, bem como com oSupervisory Board, e aqui permitam-me prestar especial homenagem ao meu amigoManuel Ferreira da Silva, um embaixador da atração de investimento para acidade”, acrescentou.

 

Também deixou elogios ao Governo e ao Primeiro-MinistroAntónio Costa, a quem quis referir-se logo na abertura: “também eu sou um optimista”,disse, referindo o papel “de todos os parceiros institucionais envolvidos nesteprocesso, incluindo o IEFP, as Universidades e a AICEP, a quem agradeço, emnome da cidade”.

 

Sobre a nossa Academia, Rui Moreira deixou um sublinhado “pelaforma competente como tem sabido elevar o seu patamar de qualidade e prestígio,certamente decisivo para que investimentos como o da Euronext sejam realizadosno Porto. Também, a nossa Academia, não é qualquer”, concluiu de novo.

 

“A Euronext não é uma marca qualquer. É a primeira bolsapan-europeia, com um modelo que une mercados datados do início do século XVII,incorporando as forças individuais e os ativos de cada mercado, combinando atradição e a modernidade. Tal como nossa marca. A marca Porto não é uma marcaqualquer. Também nós nos revemos nela como uma simbiose entre uma tradição quenos orgulha e confere autenticidade, e uma contemporaneidade que nos projetapara o futuro e abre novos horizontes. Não fosse o Porto, um porto”,prosseguiu, para terminar a intervenção referindo-se, de novo, ao carácter dacidade: “E não fosse o Porto uma cidade diferente, que também por ter a Euronext,não é uma cidade qualquer”.

 

O PORTO COMO MELHOR DESTINO PARA O INVESTIMENTO

 

Já o CEO da Euronext, considerou o Porto como “chave para odesenvolvimento” da empresa, salientando o ambiente de inovação, tecnologia edesenvolvimento que se vive da cidade e acrescentando que a instalação no Portoé parte integrante da estratégia da empresa. Para Stéphane Boujnah, acompetência dos recursos humanos oriundos da Academia do Porto, nomeadamente nodomínio das engenharias, foi fundamental, classificando-a como “impressionante”.Elogiou o Governo pela forma como ajudou no desenvolvimento do projeto e aCâmara do Porto por ter sido incansável no processo de instalação, dirigindo-sediretamente a Rui Moreira e aos quadros da InvestPorto, por si criada em 2014.

 

O Primeiro-Ministro falou em “motivo de orgulho para osportuenses, portugueses e europeus”, acrescentando que “O Porto não é apenas omelhor destino europeu, também é um grande destino para o investimento de altovalor acrescentado”.

 

“Quando se discute a geometria e a velocidade variáveis daEuropa, sabemos que o Porto e Portugal estarão no pelotão da frente”, disseAntónio Costa.

 

Pontos de Interesse