Select Page

Exposição de Hans Ulrich Obrist estreia a 24 de março na Faculdade de Belas Artes

A Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP) apresenta,a partir de 24 de março, a exposição itinerante “do it”, concebida ecomissariada por Hans Ulrich Obrist, diretor artístico das SerpentineGalleries, em Londres, e organizada pelo Independent Curators International(ICI), de Nova Iorque.

 

Integrada na programação do Museu da Faculdade deBelas Artes do Porto (FBAUP), a exposição “do it” apresenta no Porto umaseleção de 23 obras de arte por instrução de artistas internacionais, comoLouise Bourgeois, Yona Friedman, Felix Gonzalez-Torres, Liam Gillick, JoanJonas, Sol Lewitt, Bruce Nauman, Philippe Parreno, entre outros.


O nome da exposição é inspirado no livro “do it – thecompendium”, de Hans Ulrich Obrist, que reúne instruções de diversos artistascontemporâneos. Cada instrução indica como deverá ser materializada uma ideiaou concretizada uma ação.


Apesar do seu caráter itinerante, a exposição é sempreúnica, porque todas as peças são produzidas localmente e destruídas nos últimosdias.


A preparação de “do it” tem vindo a desenrolar-se aolongo dos últimos meses, envolvendo vários departamentos da Faculdade de BelasArtes. A comunidade do Porto respondeu, também, ao desafio lançado pela FBAUP, jáque tanto a Câmara do Porto como escolas, empresas e personalidades da cidadeaceitaram colaborar com a equipa que dá corpo e alma a este projeto, comcoordenação de Lúcia Almeida Matos, docente da FBAUP.


A exposição inaugura a 24 de março, pelas 18 horas, e vai estar patenteno Pavilhão de Exposições da FBAUP até 23 de junho. A entrada é livre. Horários e mais informações aqui.

Pontos de Interesse

AS AVENTURAS DA CUSCAS NO AUDITÓRIO MUNICIPAL

No dia 29 de março, no âmbito das atividades desenvolvidas durante a semana da leitura no agrupamento de escolas de Vimioso, o escritor e apicultor, Paulo Santos, encheu de saber e de sabor o auditório da Casa da Cultura para dar a conhecer, aos alunos do agrupamento...