Quem é que já viu uma prisão do lado de dentro? “The portuguese prison photo” é um projeto que transmite uma visão das prisões contemporâneas e históricas de Portugal e que será apresentado em exposição no Centro Português de Fotografia (CPF), sediado no edifício da Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto. A inauguração está marcada para dia 8 de setembro.
As 150 fotografias contemporâneas foram captadas por dois fotógrafos, o português Luís Barbosa e o suíço Peter M. Schulthess, em 2016 e 2017. As suas abordagens complementares são acrescidas de imagens históricas pertencentes aos arquivos nacionais.
A ideia juntou fotógrafos portugueses e suíços, a direção do CPF e investigadores das Universidades do Porto e Lausanne num projeto de cooperação único. Os fotógrafos foram autorizados pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais a entrar em seis prisões no Norte de Portugal e numa em Lisboa, em 2016 e no início de 2017.
A Professora Maria José Moutinho da Universidade do Porto realizou a investigação nos arquivos nacionais e selecionou, entre várias centenas de fotografias, imagens documentais, algumas delas particularmente impressivas.
A mostra estará patente ao público entre 9 de setembro e 3 de dezembro de 2017.
+Info: www.prisonphotoproject.pt