O Governo dos Açores inaugura sábado, 9 de março, pelas 18h00, no Centro Cultural da Caloura, em S. Miguel, a exposição fotográfica ‘Terras no meio do Mar’.
A exposição, que tem curadoria de Tomaz Borba Vieira, reúne trabalhos de uma dezena de fotógrafos açorianos ou residentes nos Açores, que conhecem profundamente a Região, alguns deles com prémios a nível nacional e internacional.
Esta mostra inclui fotografias de António Araújo, Carlos Mendes, Eduardo Costa, Fernando Resendes, Luís Godinho, Nuno Sá, Pedro Silva, Pepe Brix, Rui Vieira e Sérgio Ávila.
‘Terras no meio do Mar’ é uma exposição que representa a ‘alma’ da cultura, das vivências e das paisagens das nove ilhas do arquipélago, centrando-se no lado humano e no lado cultural dos Açores, sobre os quais cada fotógrafo participante apresentou dois registos, além de também ter referências ao mar.
Esta exposição já esteve patente m Bruxelas, no BOZAR – Centre des Beaux-Arts, aquando da realização da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, que decorreu de 7 a 14 de outubro.
A iniciativa, do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, decorre agora nos Açores no âmbito da realização do Seminário Internacional ‘Integração e Diversidade’ e da reunião do Metropolis International Steering Committee, que decorrem na ilha de São Miguel a 8 e 9 de março, respetivamente.
A mostra estará patente até 19 de abril no Centro Cultural da Caloura, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Paralelamente à exposição, decorre também um conjunto de atividades de cariz educativo para diferentes públicos alvo e sujeitas a marcação prévia através do email srapre@azores.gov.pt.
A 12 de março, pelas 10h30, terá lugar a atividade “À conversa com Carlos Melo Brum”, sobre a temática “Do meio do mar para o mundo: Aprender a viajar ou viajar para aprender?”, destinada a alunos do ensino secundário e ensino profissional.
No dia 25 de março, pelas 12h15, dirigida a alunos do ensino secundário, realiza-se a iniciativa “À conversa Gilberta Rocha”, tendo como tema “Do outro lado do mar – Gentes açorianas no continente norte-americano”.
Este programa de atividades termina a 3 de abril, pelas 15h30, com a realização de uma iniciativa destinada a crianças dos Centros de Atividades de Tempos Livres, dinamizada à volta do tema “Partida, Largada, Fugida: A História da Emigração contada aos mais novos”.