Depois da primeira exposição coletiva no AV. Espaço Montepio, foi inaugurada no passado sábado, 14 de maio, os projetos dos novos artistas em residência no edifício.
Cláudio Reis (fotografia), Mariana Moranduzzo (instalação e multimédia) e Luísa Abreu (instalação) foram os escolhidos pelo júri entre as 57 candidaturas à segunda frase de residências artísticas. Desenvolveram os seus projetos no número 90 da Avenida dos Aliados entre 30 de março e 7 de maio, agora apresentados ao público do Porto.
Cláudio Reis apresenta um projeto fotográfico de natureza participativa, intitulado “um quotidiano / an everyday”, com A uma coleção de mais de 650 fotografias, de 122 participantes, representando 29 países.
A instalação da autoria de Luísa Abreu interpreta as questões identitárias sobre o ser uno ou ser múltiplo entre formações como pilhas, montes, fardos ou maços. Aos objetos está associada uma estaticidade inerente e aos elementos que o compõem um momento de transformação ou de movimento.
Por fim, o projeto de Mariana Moranduzzo assume o desenho como o lugar privilegiado para a mutabilidade do signo visual, que oferece a possibilidade de construir a imagem a partir do registo de uma ação repetida que se estende no tempo. Desfragmentando a imagem estática e única, a artista procura o elemento transitivo no desenho e imerge num fluxo contínuo de informação visual, num desfiar interminável de linhas, pontos e manchas.
A exposição está patente até ao dia 26 de junho.
+Info: Horário
De domingo a terça: das 11 às 19 horas
Quartas e quintas: das 11 às 23 horas
Sextas e sábados: das 11 à meia-noite.