Numa época em que o cinema norte-americanodomina totalmente a exibição cinematográfica, o Fantasporto celebra adiversidade e em apenas dois dias, hoje e amanhã, exibe filmes vindos de 16países e três continentes no Teatro Rivoli.
É o que acontece nestas duassemanas no Porto, em mais uma edição do Festival Internacional de Cinema doPorto, cuja programação para esta segunda e terça-feira de Carnaval incluifilmes das Filipinas, Hungria, EUA, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha,Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Sérvia, Macedónia, Egipto, Áustria, Polónia eTaiwan.
Estes são menos de metade dos 35países cujas cinematografias estão presentes no Fantasporto, cujo programainclui só nestes dois dias todos os géneros cinematográficos, desde o drama(“Pamilya Ordinario”, do filipino Eduardo Roy), à ficção científica do espanholMateo Gil (“Realive”), passando pelo intenso e intrigante mistério (“El Ganzo”,do americano Steve Balderson), pelo horror puro de “Resurrección” (de GonzaloCalzada, da Argentina) ou à comédia de terror de “Attack of the LederhosenZombies”, do austríaco Dominik Hartl, para citar só cinco dos 18 filmes aexibir esta segunda e terça-feira, com a presenta dos respetivos realizadoresem palco.
O Fantasporto iniciou-sesegunda-feira em fase pré-competitiva. As secções competitivas iniciaram-sesexta-feira e prolongam-se durante toda a semana, até ao penúltimo dia dofestival, que encerra oficialmente sábado, com o anúncio dos premiados, etermina no domingo, 5 de Março, no Teatro Municipal Rivoli, com a exibição detodos os filmes galardoados.
Além dos bilhetes normais, aorganização do festival disponibiliza, a preços especiais, passes válidos paratodo o certame ou só para os fins-de-semana.
Veja aqui a programação completado Fantasporto.