As portadas do Festival Varandas abrem-se pela última vez esta sexta-feira, 25 de agosto, para a última sessão dupla de contos e música popular da sexta edição da iniciativa.
O espetáculo é dedicado aos contos e à música popular brasileira, num encontro marcado às 19 e às 22 horas, na varanda da Associação de Jornalistas e Homens das Letras do Porto (Rua de Rodrigues Sampaio), junto à Praça de D. João I.
Mantendo o figurino estreado nesta edição, o Festival Varandas apresenta uma sessão de conto ao fim da tarde, a partir das 19 horas, e um espetáculo de música à noite, pelas 22 horas, tudo com acesso livre. O programa começa com uma sessão de contos de cordel brasileiros (19 horas), apresentada por Linda Rodrigues. Mais tarde, às 22 horas, as portadas abrem-se à música, também brasileira, com o concerto de Leo Middea, numa mistura de tropicália, carimbó e funk.
O Festival Varandas resulta de uma coprodução da Câmara do Porto, Associação das Colectividades do Porto (ACCP) e Plateia Paralela. Desde a primeira edição, já passaram pelas varandas deste evento mais de 80 artistas, locais, nacionais e estrangeiros, em mais de 40 espetáculos que incluíram música, teatro, poesia ou projeções fotográficas.
Integrado no programa municipal “Verão é no Porto”, a iniciativa que hoje termina ofereceu espetáculos em vários espaços da cidade que permitiram ao público descobrir novas e monumentais varandas de edifícios tipicamente portuenses. “Lusofónico” foi o tema escolhido desta sexta edição.