A Festa da Alegria 2022 decorre de sexta-feira a domingo, no Montado da Esperança, em São Roque.
Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia, promete três dias de muita animação, onde não faltará a música, a tradição, a gastronomia e o desporto.
“Todos nós em São Roque já estávamos com saudades da Festa da Alegria, e preparamos um cartaz bastante atrativo para este evento, que junta cultura, tradição e animação”, sublinha o autarca em comunicado.
De acordo com a mesma fonte, “a Festa da Alegria deste ano pretende homenagear uma das tradições mais antigas da freguesia, que remonta ao século XVI: as tosquias que se realizavam precisamente no Montado da Esperança”. Por isso, o certame arranca com uma exposição e um workshop alusivo às tosquias, na sexta-feira, às 17h00.
O autarca convida os visitantes a passarem, também, pelo jardim das plantas aromáticas, “recuperado e ampliado em 2018, e agora com 68 novas espécies entre as quais algumas nativas e endémicas.
“Embora algumas destas últimas não tenham uso medicinal e/ou culinário, são importantes para a recuperação paisagística e ecológica do espaço e contribuem a médio prazo para o banco de sementes”, explica, sublinhando que a maioria das ervas “são parte integrante de algumas receitas tradicionais madeirenses e servem também para fins medicinais.”
O programa prossegue no sábado, também a partir das 17 horas, com a atuação de vários grupos musicais como a Banda Municipal do Funchal, o Grupo Madeira Despique – Gente Antiga, Telma Relva e a sua banda e termina já de madrugada ao som do Deejay Fire.
No domingo, a festa começa com o Torneio de Veteranos de Nossa Senhora da Esperança 2022, no campo de jogos de São Roque, a partir das 9h30, seguindo-se no Montado da Esperança a atuação do Grupo Folclórico do Centro Cultural de Santo António e da dupla Avelino & Daniel. Às 11h30, tem lugar o ponto alto do evento, com a Missa Campal rezada pelo reverendo José Luís Rodrigues.
A banda Monte Real, João Vinagre e Álvaro Florença encerram a Festa da Alegria 2022, que será apresentada por Carlos Pereira, da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, entidade parceira deste evento.
A organização é da Junta de Freguesia de São Roque e da Casa do Povo de São Roque, e conta com os apoios das secretarias regionais da Inclusão social e Cidadania, e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, juntamente com o Instituto das Florestas, Câmara Municipal do Funchal e Paróquia de São Roque. Empresa de Cervejas da Madeira e Super São Roque, são também parceiros da organização.