Select Page

Festa do Cinema Italiano começa dia 5 no Rivoli com “Sonhos cor-de-rosa”

O Teatro Rivoli foi escolhido para a inauguração da Festa do Cinema Italiano que, neste ano, vai chegar a 20 cidades portuguesas e a mais três países da Língua de Camões, entre 5 e 12 de abril.
 
A sessão de abertura do festival, organizado pela Associação Il Sorpasso, está marcada para o dia 5, às 21,30 horas, altura em que o Rivoli exibirá “Sonhos cor-de-rosa” (“Fai bei sogni”), de Marco Bellocchio, que foi o filme de abertura – recebido com muito entusiasmo – na Quinzena dos Realizadores do último Festival de Cannes.
 
Baseado no best-seller homónimo de Massimo Gramellini e com uma interpretação assinalável de Valerio Mastandrea, “Sonhos cor-de-rosa” é um filme profundo sobre a superacão do luto e sobre a nossa, por vezes inconfessável, necessidade de amor. Um drama elegante e contido que sabe deixar ao espectador uma pergunta aberta à espera de resposta.
 
Realizando-se pela primeira em vez em simultâneo em cinco cidades (Porto, Coimbra, Lisboa, Almada e Setúbal), além de chegar a Brasil, Angola e Moçambique, a Festa do Cinema Italiano tem desta vez mais dias e mais filmes do que nos anos anteriores. Vão ser exibidas cinco películas e, ainda, os 12 episódios da segunda temporada de “Gomorra, a série”.
 
Nesta edição, é comemorada também a Commedia all’italiana e um dos seus fundadores – Dino Risi – em ocasião do centenário do seu nascimento, sendo exibido “Il sorpasso” (“A Ultrapassagem”), que dá nome à associacão organizadora do festival.
 
Outros dos clássicos programado é a obra-prima “Suspiria”, de Dario Argento, numa nova versão restaurada em 4K, e “Lo chiamavano Trinità” (“Trinitá, o Cowboy Insolente”), uma famosa paródia dos Spaghetti Western apresentada em homenagem a Bud Spencer.
 
No sábado dia 8, será um exibido um dos grandes sucessos de 2016 em Itália, “Perfetti sconosciuti” (“Amigos, amigos, telemóveis à parte”), que conta a história de um grupo de amigos que, durante um jantar, decidem colocar os seus telemóveis sobre a mesa para provar que nada têm a esconder. Um filme sobre as nossas grandes e pequenas hipocrisias e sobre o objeto que, cada vez mais, comanda as nossas vidas.
 
Refiram-se, ainda, o documentário “Firenze e gli Uffzi”, de Luca Viotto, uma verdadeira visita guiada num dos museus mais famosos do mundo e a melhor ocasião para conhecer no Porto as obras de Michelangelo, Raffaello e Leonardo da Vinci.
 
O filme de encerramento é uma divertida comédia “Se Dio vuole” (“Se Deus Quiser”), de Edoardo Falcone, sobre o filho de um respeitado cirurgião que decide ser padre quando conhece um padre pouco convencional.
 
Os bilhetes para a Festa do Cinema custam 4 euros (bilhete normal) e 3 euros com desconto (jovens e reformados).
 
Todas as novidades e informações sobre a programação podem ser acompanhadas no site do festival e no facebook.
Pontos de Interesse

King of Portugal de 4 a 7 de Setembro

O King of Portugal nasceu em Portugal perante um desafio de Dave Cole, mentor do King of The Hammers, prova norte americana que nasceu há oito anos num pedaço de deserto no leste da Califórnia, quando 13 amigos se juntaram para fazer um fim-de-semana diferente a troco...