Decorre no dia 30 de novembro, na sede da Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha (ARCACEN), a iniciativa “Todos pelo Telhado”, cujos possíveis lucros revertem a favor da substituição do telhado do pavilhão gimnodesportivo desta coletividade do concelho de Óbidos.
“Juntos numa noite só” irão estar os grupos musicais Bico d’Obra, Os Lords, Sonjovem e o DJ Nigga, que prometem um serão muito animado a todos os presentes. A entrada para esta festa tem um custo individual de 3,00€ (com oferta de 1 imperial até às 24h00).
“Todos pelo Telhado” intitula uma campanha de angariação de fundos para a substituição das atuais telhas, que já se encontram deterioradas e que são de fibrocimento (que contém amianto), pelo que a direção da ARCACEN pretende mudar o telhado, possibilitando assim também mais conforto para a realização das várias atividades que ali decorrem.
Segundo a coletividade “a obra tem um custo na ordem dos 50 mil euros”. “A direção da associação já falou com a Junta de Freguesia e com a Câmara de Óbidos, que está a preparar uma candidatura a fundos comunitários para apoiar este projeto, mas que não garante o total do financiamento necessário”. Entretanto, foi lançado este apelo à população para que também colabore nesta obra, para benefício de todos os que ali praticam atividades. As pessoas podem ajudar tornando-se sócias da ARCACEN, com uma quota mensal de um euro, ou através de donativos.
No ano passado foi mudada a iluminação do salão e colocadas lâmpadas de baixo consumo, que lhes permitiu uma redução nos níveis de CO2 e de custos na eletricidade. A ARCACEN em breve pretende acolher o programa municipal Melhor Idade, levando assim a que os idosos também possam sair de casa e conviver, usufruindo do espaço desta associação.
ARCACEN com 35 anos de existência
A associação foi fundada na década de 80 pela população local, tendo, atualmente, uma estrutura considerada de grandes dimensões, composta por pavilhão gimnodesportivo, sala de convívio, café-bar e cozinha devidamente equipada. Patinagem artística, pesca e futsal são algumas das modalidades que ali se praticam. Por outro lado, a coletividade acolhe atividades das outras associações, como é o caso de almoços-convívio, encontros, reuniões e do Festival de Folclore dinamizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico da Capeleira. A ARCACEN funciona também como ponto de encontro das pessoas da Capeleira e da região.
– Cartaz