Espetáculos esgotados e a confirmação do sucesso junto do público marcaram a edição deste ano do Festival DDD – Dias da Dança. No balanço oficial hoje divulgado, a organização anuncia estar a trabalhar para o próximo ano e revela datas e alguns nomes.
A peça da coreógrafa marroquina Bouchra Ouizguen para a Carte Blanche, Companhia Nacional de Dança Contemporânea da Noruega, e uma nova criação de Olga Roriz são duas novidades anunciadas para a edição de 2018. A organização do festival – uma iniciativa da Frente Atlântica que resulta da parceria entre os municípios do Porto, Gaia e Matosinhos – revelou também ter já definido as datas para a edição de 2018, que decorrerá entre 25 de abril e 5 de maio.
Estas novidades foram tornadas públicas a propósito do balanço final do Festival Dias da Dança deste ano, que terminou no passado dia 13, tendo a organização apurado uma taxa de ocupação de 90%, o que corresponde a um crescimento de 29% face ao ano passado e à duplicação total de públicos.
Ao longo de 17 dias, o DDD, que logo desde a sua primeira edição se tornou o maior festival de dança contemporânea do país, levou uma verdadeira maratona de dança às cidades do Porto, Matosinhos e Gaia, com uma programação que incluiu espetáculos de palco, muitos deles em estreia (DDD IN), projetos pensados para espaços públicos (DDD OUT) e inúmeras atividades paralelas (DDD EXTRA).
Dos 35 espetáculos do festival, 26 sessões estiveram completamente esgotadas, incluindo os dois espetáculos do novo parceiro do Festival, o Teatro Bolhão, e também o de encerramento no Coliseu Porto com 1297 espetadores. Já o DDD EXTRA contou com perto de 2400 participantes em todas as atividades: encontros, masterclasses e workshops, conversas pós-espetáculo, sessões de cinema, sessões para escolas e festas no Meeting Point.
O Festival DDD 2017 acolheu mais de 285 elementos de equipas artísticas, cerca de 40 programadores portugueses e de várias latitudes, incluindo da Ásia e Américas, e três jornalistas internacionais da especialidade.