A oitava edição do Festival i, a grande festa das artes de palco em família, decorreu no fim-de-semana em Águeda, promovido pela d’Orfeu. Animou durante três dias a cidade com 17 propostas provenientes de Portugal e Espanha
Com sete palcos distintos distribuídos pela cidade, foram muitos os que responderam à chamada e assistiram desde o serão de sexta-feira até ao fim da tarde de domingo a mais este festival de artes dedicadas aos mais novos.
Esta edição teve início com o lançamento do livro “Papá, eu estou apaixonado?”, de Odete Ferreira, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, local onde ainda decorreu a exposição “Palco às Marionetas”, pelas Marionetas de Mandrágora, e ainda a estreia na em Águeda de uma das mais recentes criações da d’Orfeu, “Conchas”.
Além deste local, o Festival i, instalou palcos na Rua Luís de Camões, onde numa caravana apresentou “Siete”, no Auditório Ana Paula Silva, no CEFAS, no espaço d’Orfeu com palcos na latada, no anfiteatro e ainda no quintal. Por lá passaram “El Viaje de Miércoles” (Circobaya), “Um Urso com Poucos Miolos” (Trigo Limpo teatro ACERT), “Una Niña” (La Rous), “O Lugar de Todas as Histórias” (Teatro Quadrilha), “Birilibaile” (d’Orfeu), “Marie” (Marie de Jongh), “A Maior Flor e Outras Histórias Segundo José” (Teatro Art’imagem), “One Man Alone” (Teatro da Didascália), “opÁ! – orquestra percussiva de Águeda” (d’Dorfeu), “Às Voltas com os Irmãos Grimm” (Museu do Brincar), “Os Silva” (ZunZum) e “El Mêtre” (JAM).
O ponto comum a todos os espetáculos apresentados no Festival i foi a grande afluência de público com os recintos a ficarem lotados com miúdos e graúdos.
Foto em cima: “Às voltas com os Irmãos Grimm” no espaço d’Orfeu, um dos espetáculos do Festival i (foto de Mário Abreu)