No sábado, dia 7, pelas 17h30, tem lugar uma romagem ao cemitério da vila, pela banda (com saída da sede da SFRG), seguida de passagem até à Igreja de Nª Sr.ª da Ajuda, onde, pelas 19h00, decorrerá uma Missa em homenagem aos sócios, músicos, dirigentes e maestros falecidos.
Já no dia seguinte, pelas 15h30, acontece a receção às bandas filarmónicas convidadas. Segue-se um desfile pelas ruas da localidade. A partir das 16h30, decorre a atuação das bandas: Sociedade Filarmónica Vieirense (Estremoz), Sociedade Recreativa e Musical Vila Franca do Rosário (Mafra) e da Banda da SFRG.
No dia 15 de Outubro, a partir das 16 horas, realiza-se o Encontro de Orquestras Juvenis. Participam: Orquestra da Escola de Música da Sapataria (Sobral de Monte Agraço), Orquestra Juvenil de Alpedriz (Alcobaça) e a Orquestra Juvenil da SFRG.
A Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense foi fundada em 1 de Outubro de 1925, embora só em 9 de Junho de 1981 fosse oficializada por escritura lavrada no Cartório Notarial das Caldas da Rainha. De realçar que esta instituição veio suceder à Tuna da Sociedade Musical Gaeirense, que era composta por 13 elementos.
Ao longo de 91 anos tem, esta coletividade, dedicado grande empenho na realização e organização de atividades culturais e recreativas, evidenciando-se na área musical. No âmbito desta importante atividade, tem merecido especial dedicação a Banda Filarmónica e a Escola de Musica. É Instituição de Utilidade Pública desde 27 de Maio de 1997.