Select Page

FITEI propõe conversa com Solange no cabeleireiro

O que há de comum entre um Cabeleireiro e um Poema? A resposta está em duas sessões que a Nómada Art & Public Space traz ao FITEI, nos finais de tarde de quarta e quinta-feira.
 
“Solange – uma conversa de cabeleireiro” põe em foco os dilemas e as catarses sem filtro enquanto se cuida de si e das outras, tal e qual como na poesia, quando se cuida das palavras, quando se arrumam [arranjam] de outra forma como quem arruma a realidade.
 
Como se pode compreender, este “arrumar” denuncia a presença de poetisas brasileiras que, juntamente com portuguesas, se cruzam no corpo e na voz politizada de uma mulher de cabeleireiro de bairro, onde nos espera Solange.
 
Este ensaio frenético do real leva o público do FITEI ao Cabeleireiro Nunes Queirós (Rua de Santa Catarina, 31), que se converte assim num inesperado palco do festival às 19,30 horas de quarta e de quinta-feira, dias 7 e 8.
 
Aí, espera-o Solange, que não tem papas na língua nem precisa que ninguém lha solte. Inesperadamente, revela ser uma amante de poesia e uma voz politizada.
 
Então, o que há de comum entre o ofício de Solange e o do poeta? O fazer brilhar o aqui agora. O trabalhar num reduto clandestino. O dar forma pública à privacidade sem a devassar.
 
O esperar por uma revolução que descabelará os tempos vindouros. O escutar de mil dilemas e catarses, quase segredos e quase revelações. O cuidar de uma fração do corpo abrindo a comporta de muitas almas alheias.
 
 
Solange faz da poesia a sua arma de arremesso e a sua lente de ver o mundo. Encontra na poesia a força de se afirmar, o direito de se contradizer; nas palavras das mulheres poetisas portuguesas e brasileiras, uma razão para aprofundar o abismo de ser mulher; na poesia dita, a energia inaudita da palavra em busca do seu destinatário.
 
Este “Solange – uma conversa de cabeleireiro” é uma produção da Nómada Art & Public Space, uma plataforma internacional que cruza artistas, coletivos, programadores, curadores, críticos, públicos, estruturas diversas, investigadores e estudantes de diferentes áreas com interesse na confluência arte e espaço público.
 
Entre outros projetos, é também responsável pela programação das Quintas Nómadas no Porto, em estreita colaboração com o Espaço Mira. 
 
Saiba mais sobre o que o FITEI tem para oferecer aqui e acompanhe diariamente o festival aqui.
 
///
 
SOLANGE – UMA CONVERSA DE CABELEIREIRO
CABELEIREIRO NUNES QUEIRO?S – PORTO 
7 JUN 19:30
8 JUN 19:30
M/16 
DUR. 60 min. 
PREÇO: 6 euros
Lotação limitada
Reservas por email: geral@fitei.com
 
conceção: Hugo Cruz
criação: Hugo Cruz, Susana Madeira
interpretação: Susana Madeira
texto: Regina Guimarães
excertos de textos: Cecília Meireles, Adélia Prado, Luiza Neto Jorge
música: Elza Soares
figurino: Lola Sousa
desenho de luz: Wilma Moutinho
fotografia e vídeo: Patrícia Poção
produção: Nómada, Art & Public Space
produção executiva. Carina Moutinho
/
Conversa pós-espetáculo
7 JUN
Pontos de Interesse

Freguesia de Paranhos já tem Espaço do Cidadão

Ao abrigo do protocolo celebrado entre a Câmara do Porto e aAgência para a Modernização Administrativa (AMA), abriu nas instalações daJunta de Freguesia de Paranhos o Espaço do Cidadão.A exemplo de estruturas de proximidade similares noutrasfreguesias da cidade, o...