Flamenco, paella, cante e petiscos alentejanos vão ser reis em Aljustrel
Festicante 2018
De 14 a 16 de setembro, o Parque da Vila de Aljustrel vai viver ao ritmo do flamenco e do cante alentejano, e não só. Durante este fim de semana, e pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Aljustrel realiza o “Festicante”, com o lema “Nós e o Mundo”, com destaque nesta edição para a Espanha, país convidado.
Com o intuito de promover o diálogo intercultural e de deixar entrar um pouco do mundo em Aljustrel, nestes três dias, será apresentado um programa repleto de espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia do Alentejo e Espanha.
A inauguração do evento terá início, no dia 14, às 18 horas, e contará com a participação de diversos grupos corais do concelho de Aljustrel, ao que se seguirá a abertura, no Centro de Artes, da exposição coletiva de pintura NAVA (Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel), com o artista plástico Juan Sánchez.
À noite atuarão o fadista Luís Saturnino e o grupo de sevilhanas e flamenco, Las Gitanillas, seguidos novamente de grupos corais alentejanos.
As conhecidas irmãs, Antonia e Encarna, do dueto musical espanhol, Azúcar Moreno, que se notabilizou com a canção “Sólo se vive una vez” serão as cabeças de cartaz, deste primeiro dia de festa, que irá ainda receber no palco do parque desportivo da vila, a banda de covers, de música espanhola, “Los Chupitos“, e o DJ Rui Miguel.
A tarde de sábado será preenchida com uma prova de presunto, pão e vinho e um workshop de culinária espanhola. À “Mesa” deste evento sentar-se-á o grupo de música tradicional alentejana “Maravilhas do Alentejo”, e os amantes de folclore poderão participar num workshop do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”. Ao fim da tarde, o palco pertencerá aos músicos Manuel Kino e Paulo Colaço, que apresentarão um espetáculo de flamenco e cante alentejano, ao que se seguirá a atuação do Coro Minero de Túron, das Astúrias e do Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel. A noite será preenchida com o concerto de Paulo Gonzo, e com a atuação do grupo Sonido Andaluz.
No domingo, além da prova de presunto, pão e vinho, e de cante com campaniça e modas, serão apresentados o livro “Uma vida a Cozinhar” de Maria do Céu A. Capela, e um workshop de culinária, e de dança espanhola.
O Coro Romero de N. Sra de Coronada, da vila de Calañas, animará o espaço, dando depois lugar ao Ranho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento.
Às 19 horas, haverá rumbas e sevilhanas com o grupo Pringá. O trio Sangre Ibérico, finalista da gala 8 do Got Talent Portugal, encerrará estas festividades, numa simbiose perfeita entre o fado e o flamenco, prova pura que a cultura da península ibérica não nos divide mas aproxima-nos uns dos outros.
Além destes espetáculos, os visitantes poderão circular entre as diversas tendas com produtos de artesanato dos dois países, e saciar a sede ou a fome nas barraquinhas de comes e bebes alentejanos ou ainda de paellas e tapas espanholas.
O Festicante é cofinanciado pelo Alentejo2020- Programa Operacional Regional do Alentejo, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER”.
Consulte aqui o programa: http://mun-aljustrel.pt/agenda/6005/3-festicante-nos-e-o-mundo.aspx