Select Page

Flamenco, paella, cante e petiscos alentejanos vão ser reis em Aljustrel


Flamenco, paella, cante e petiscos alentejanos vão ser reis em Aljustrel

Festicante 2018

De 14 a 16 de setembro, o Parque da Vila de Aljustrel vai viver ao ritmo do flamenco e do cante alentejano, e não só. Durante este fim de semana, e pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Aljustrel realiza o “Festicante”, com o lema “Nós e o Mundo”, com destaque nesta edição para a Espanha, país convidado.

Com o intuito de promover o diálogo intercultural e de deixar entrar um pouco do mundo em Aljustrel, nestes três dias, será apresentado um programa repleto de espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia do Alentejo e Espanha.

A inauguração do evento terá início, no dia 14, às 18 horas, e contará com a participação de diversos grupos corais do concelho de Aljustrel, ao que se seguirá a abertura, no Centro de Artes, da exposição coletiva de pintura NAVA (Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel), com o artista plástico Juan Sánchez.

À noite atuarão o fadista Luís Saturnino e o grupo de sevilhanas e flamenco, Las Gitanillas, seguidos novamente de grupos corais alentejanos. 

As conhecidas irmãs, Antonia e Encarna, do dueto musical espanhol, Azúcar Moreno, que se notabilizou com a canção “Sólo se vive una vez” serão as cabeças de cartaz, deste primeiro dia de festa, que irá ainda receber no palco do parque desportivo da vila, a banda de covers, de música espanhola,  “Los Chupitos“, e o DJ Rui Miguel

A tarde de sábado será preenchida com uma prova de presunto, pão e vinho e um workshop de culinária espanhola. À “Mesa” deste evento sentar-se-á o grupo de música tradicional alentejana “Maravilhas do Alentejo”, e os amantes de folclore poderão participar num workshop do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “Planície Alentejana”. Ao fim da tarde, o palco pertencerá aos músicos Manuel Kino e Paulo Colaço, que apresentarão um espetáculo de flamenco e cante alentejano, ao que se seguirá a atuação do Coro Minero de Túron, das Astúrias e do Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel. A noite será preenchida com o concerto de Paulo Gonzo, e com a atuação do grupo Sonido Andaluz.

No domingo, além da prova de presunto, pão e vinho, e de cante com campaniça e modas, serão apresentados o livro “Uma vida a Cozinhar” de Maria do Céu A. Capela, e um workshop de culinária, e de dança espanhola.

O Coro Romero de N. Sra de Coronada, da vila de Calañas, animará o espaço, dando depois lugar ao Ranho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento

Às 19 horas, haverá rumbas e sevilhanas com o grupo Pringá. O trio Sangre Ibérico, finalista da gala 8 do Got Talent Portugal, encerrará estas festividades, numa simbiose perfeita entre o fado e o flamenco, prova pura que a cultura da península ibérica não nos divide mas aproxima-nos uns dos outros.  

Além destes espetáculos, os visitantes poderão circular entre as diversas tendas com produtos de artesanato dos dois países, e saciar a sede ou a fome nas barraquinhas de comes e bebes alentejanos ou ainda de paellas e tapas espanholas.

O Festicante é cofinanciado pelo Alentejo2020- Programa Operacional Regional do Alentejo, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER”.

 Consulte aqui o programa: http://mun-aljustrel.pt/agenda/6005/3-festicante-nos-e-o-mundo.aspx

Pontos de Interesse

As paredes que falam de Pedro Pires, no espaço Oficinas

As paredes que falam de Pedro Pires, no espaço Oficinas Exposição de pintura As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, no dia 29 de março, às 18 horas, em colaboração com o MAC – Movimento de Arte Contemporânea, a exposição individual de pintura “As...

Programa já está disponível

Programa já está disponível Feira do Campo Alentejano Dentro de quinze dias, Aljustrel vai dar a conhecer ao público aquilo que de melhor se faz e produz neste concelho. Pela 18.ª vez consecutiva, a Câmara Municipal de Aljustrel realiza de 15 a 17 de junho, a Feira do...