Select Page

Fogo florestal ameaçou estação meteorológica automática no Pico do Areeiro

O fogo florestal que esta manhã deflagrou no Pico do Areeiro, nas imediações do radar militar, afectou também a estação meteorológica automática do IPMA localizada na zona, fazendo ‘disparar’ a temperatura ambiente no local até aos 34,7ºC (10:30). Registo que não se ficou a dever ao estado do tempo no ‘topo da ilha’, mas ao calor provocado pelo fogo nas proximidades do local onde está implantado o equipamento do IPMA, confirmou ao DIÁRIO o Delegado Regional do IPMA, Victor Prior.

Os registos nesta que é a estação do IPMA localizada a maior altitude, revelam que às 10:10 a temperatura no Pico do Areeiro era de 17,4ºC, e passados 20 minutos já estava quase nos 35ºC, não havendo registo do valor às 10:20. Depois do ‘pico do calor’ potenciado pela proximidade do fogo, a temperatura caiu a pique, sendo que às 10:40 era já de 21,6ºC e às 10:50 normalizava nos 18,9ºC.

Excluído o registo ‘anormal’ do Areeiro provocado pelo fogo florestal que levou ao local duas corporações de bombeiros e activou o helicóptero de combate a incêndios, até às 14 horas o valor mais alto registado este sábado na Madeira foi sentido pelas 13:30 no Observatório/Funchal (27,5ºC).

Pontos de Interesse

Gastos com Saúde em crescendo

A despesa pública com o sector da Saúde não pára de crescer a notícia que faz manchete na edição de hoje do DIÁRIO revela que aumentaram os gastos com os privados na saúde. Em 2018 foram canalizados 65 milhões de euros para diversas entidades. Segundo o Instituto de...