O júri do concurso para a conceção dos Percursos Pedonais – Ligações Mecanizadas entre a cota alta e a cota baixa (Miragaia – Palácio de Cristal – Virtudes), que foi lançado em março passado pela Câmara do Porto, anunciou hoje a proposta vencedora.
Durante a cerimónia pública, que teve lugar na sede da empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP), ficou a saber-se que dos cinco concorrentes iniciais, foram excluídas pelo júri duas propostas – uma por não apresentar as peças obrigatórias previstas nos Termos de Referência e a outra devido ao seu autor ter conscientemente violado a obrigação de manutenção do anonimato, com o objetivo expresso de provocar a exclusão do trabalho por si apresentado.
Assim, a proposta de depA Architects + Pablo Pita Arquitectos foi a vencedora do concurso.
As propostas da autoria de Pedra Líquida, Arquitectura e Engenharia e de AND-RÉ – Bruno André & Francisco Ré ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugares no concurso.
Tal como definia o regulamento do concurso, as três primeiras propostas terão direito a um prémio de 7500 euros, 6000 euros e 4500 euros, respetivamente.
A proposta vencedora, o relatório da proposta vencedora, o relatório final do júri e a correlação/classificação das soluções com as identificações dos apresentantes podem ser consultadas no microsite do concurso.