O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que a formação contínua dirigida a bombeiros é uma prioridade, que tem reflexo na aposta periódica em cursos de recertificação.
“É pelo saber e preparação dos bombeiros voluntários que asseguramos a proficiência da sua ação e elevamos a qualidade do socorro prestado às populações”, frisou Carlos Neves, que falava à margem do Curso de Recertificação de Salvamento e Desencarceramento do SRPCBA.
Esta ação visa o reforço de conhecimentos por parte das equipas de socorro que intervêm em acidentes, nomeadamente em ambiente rodoviário, de modo a conseguir que uma vítima de desencarceramento chegue ao hospital nas mesmas ou melhores condições do que aquelas em que se encontrava quando a equipa de socorro iniciou o seu trabalho.
“A natural evolução económica, tecnológica e social da Região fomenta o despontar de novas situações no âmbito da segurança, socorro e salvamento, e é por isso crucial dar continuidade à atualização de técnicas e procedimentos”, salientou Carlos Neves.
Esta formação decorre em simultâneo nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, com várias ações, e destina-se a 32 formandos.
Este ano, o SRPCBA já ministrou oito ações de Recertificação de Salvamento e Desencarceramento, para um total de 80 formandos, estando prevista a realização de mais 19 ações ao longo do ano.
“As técnicas de desencarceramento exercitam-se numa lógica de formação contínua, tendo em vista a plena capacitação operacional dos elementos integrados nas equipas de socorro”, frisou o Presidente do SRPCBA.
Esta iniciativa integra o Plano de Formação de Bombeiros de 2019, que inclui a resposta às necessidades de formação, nomeadamente em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, Salvamento em Grande Ângulo, Combate a Incêndios e Curso de Intervenção em Incidentes Biológicos.
O SRPCBA é a entidade responsável nos Açores pela formação na área da emergência pré-hospitalar, bem como a entidade acreditada na área da formação a ministrar aos bombeiros de todas as corporações.