Select Page

Forte da Graça com réplica de reparo canhão de Valleré

O Forte da Graça possui, desde esta segunda-feira, dia 27 de novembro, e data em que se comemora o segundo aniversário da reabertura, uma réplica do reparo de canhão inventado por Guillaume de Valleré, arquitecto da construção do Forte da Graça, para o próprio forte.

O canhão era, na época, uma verdadeira inovação, dado que possibilitava, pela primeira vez, o disparar para baixo para o curto alcance, e conseguia-se mover a peça em várias direcções facilmente.

Rui Jesuíno, técnico da Câmara Municipal de Elvas, refere que, segundo o próprio Valleré “a plataforma move-se horizontalmente sobre um peão, girando a boca de fogo no mesmo sentido. Depois de disparar a peça faz-se girar a plataforma de madeira de maneira que a boca de fogo fique numa direcção perpendicular à que primitivamente tinha. Nesta posição carrega-se com mais facilidade, fazendo depois girar o sistema até que a peça fique no campo da canhoneira. Por este meio, carrega-se sem fazer recuar o reparo para limpar e carregar novamente”.

A réplica foi realizada a partir do único exemplar existente, que se encontra no Museu Militar em Lisboa, e foi executada por uma empresa da especialidade.

Pontos de Interesse

“A Cidade Perdida” em exibição no Auditório São Mateus

Esta sexta-feira, dia 6, às 21h30, vai estar em exibição o filme “A Cidade Perdida”, para maiores de 12 anos, no Auditório São Mateus. A brilhante, mas solitária escritora Loretta Sage, passou toda a carreira a escrever sobre lugares exóticos nos seus populares...

Festival Sete Sóis Sete Luas de 12 a 20 de julho em Elvas

O Festival internacional Sete Sóis Sete Luas regressa a Elvas com as sonoridades e a gastronomia de França, Itália, Cabo Verde e Marrocos.  Assim sendo, de 12 a 20 de julho. Em dois fins-de-semana, Elvas será palco de música e gastronomia, ambas capazes de criar...