
Inaugurou, no passado dia 12 de novembro, no Museu Municipal de Óbidos, a exposição de fotografia «[Todo] Centelles», promovida pela Fundação Pablo Iglesias e Instituto Cervantes, de Espanha.
A Fundação Pablo Iglesias oferece esta exposição, como um dos mais poderosas exposições fotográficas que podem ser vistas hoje. Agustí Centelles, com a sua extensa formação em retoque, fotogravura e técnicas de fotografia de interiores, concebeu um conceito diferente de olhar para o ambiente próximo e intenso. Como outros editores gráficos espanhóis contemporâneos, ele avançou com uma nova visão da realidade que hoje encontramos com todo o poder descritivo em cada uma das suas imagens.
[Todo] Centelles propõe fazer a “história da fotografia”. O tempo da volta é o formato escolhido para “ver” através de mais de uma centena de cópias de autor, feitas a partir dos negativos originais. Imergindo-nos este exemplo, vamos descobrir um jovem fotógrafo, inquieto e inovador, com novos formatos visuais convertendo o tempo em que viveu num documento histórico.
A Segunda República Espanhola, o início da Guerra Civil, a Frente de Aragão e, mais tarde, passando pelo campo de Bram, documentando as difíceis condições de vida dos presos, que nos dá a oportunidade de ver o seu trabalho original, documentado numa reunião entre imagens e imprensa daquele tempo.
A mostra pode ser vista até 31 de janeiro, no Museu Municipal de Óbidos.
Recent Comments