A quinta edição da “prova de BTT mais longa e dura do mundo”, num total de 770 km, entre Madrid e Lisboa, realiza-se de 22 a 24 de setembro. Para este ano, a organização espera atingir as mil inscrições.
A apresentação da Powerade MTB Non Stop Series Madrid-Lisboa, decorreu hoje nos Paços do Concelho de Lisboa, com a presença de representantes dos três concelhos portugueses que acolhem a prova: Ponte de Sôr, Coruche, e Lisboa.
Marco Chagas, antigo ciclista, os cantores Nelson Rosado e Sérgio Rosado, e o ator Alexandre Silva, da Bike Angels, estiveram na conferência de imprensa e são algumas das presenças já confirmadas nesta edição.
Para Jorge Máximo, vereador do Desporto da autarquia de Lisboa, “esta prova é um dos eixos fundamentais da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto em 2021”. Amanhã, dia 29 de junho, anunciou o vereador, Lisboa formaliza a entrega – à ACES Europe – do dossier de candidatura de Lisboa.
A prova, com partida em Las Rozas, atravessa as regiões de Madrid, Castilla y León, e Extremadura, entra em Portugal pelo distrito de Portalegre, atravessa o distrito de Santarém, e finalmente chega a Lisboa, seguindo o curso do rio Tejo até à meta no Parque das Nações.
Ao longo dos 770 km, sem paragens: Madrid / Robledo de Chavela / Burgohondo / Navalperal de Tormes / Navaconcejo / Cañaveral / Alcântara / Cedillo / Ponte de Sôr / Coruche / Lisboa – haverá, informou o diretor da prova, Manuel Tajada, 11 postos de passagem de testemunho e de hidratação, oito em localidades espanholas e três em Portugal.
Na edição de 2016, que registou, então, um recorde de 807 participantes ( 96 portugueses ), a equipa vencedora conseguiu o tempo de 31h 16´, enquanto o primeiro concorrente da prova individual percorreu a mesma distância em 39h 20´.
A quarta edição, sublinhou igualmente a organização, foi a primeira “em que uma participante do sexo feminino conseguiu terminar a prova na categoria solo”.
O tempo máximo para completar a prova é 55 horas.