Select Page

FUNCHAL RENOVA FROTA DE COMBATE A INCÊNDIOS URBANOS E FLORESTAIS

A Câmara Municipal do Funchal aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do processo de aquisição de quatro novas viaturas, destinadas ao combate de incêndios urbanos e florestais, na sequência da aprovação de uma candidatura para o efeito no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado pela Comissão Europeia. O concurso público internacional para o efeito já decorre, com valor base fixado em cerca de 800 mil euros.A Câmara Municipal do Funchal aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do processo de aquisição de quatro novas viaturas, destinadas ao combate de incêndios urbanos e florestais, na sequência da aprovação de uma candidatura para o efeito no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado pela Comissão Europeia. O concurso público internacional para o efeito já decorre, com valor base fixado em cerca de 800 mil euros.

A Autarquia liderada por Paulo Cafôfo avança, assim, para uma modernização da frota dos Bombeiros Sapadores do Funchal considerada indispensável, quer devido à idade dos meios existentes, quer, em especial, à necessidade de adaptar os meios de combate às especificidades do concelho, nomeadamente com a valência de combate em interface florestal e urbana, o que foi uma das maiores necessidades com que a Proteção Civil Municipal se deparou nos incêndios do ano passado. A Autarquia tem vindo a levar a cabo, desde então, todos os procedimentos necessários a esta aquisição, um processo exigente mas que valeu, mais uma vez, a aprovação de uma importante candidatura a fundos comunitários. 

Serão adquiridos, desde logo, dois veículos florestais de combate a incêndios, especificamente para intervenção na interface urbano-florestal da cidade. Sendo na sua génese viaturas de combate a incêndios florestais, estas possuirão valências de combate inicial e de proteção a incêndios estruturais, o que vai ao encontro das necessidades do concelho. Possuirão, ainda, capacidades de apoiar e manter operações de evacuação de sinistrados e de pessoas expostas nas zonas em que tiverem de intervir. A existência de uma vasta zona de interface entre o edificado e as áreas florestadas no Funchal, rurais ou incultas, leva a que, em diversos casos, como no ano passado, as operações de combate a incêndios florestais se possam transformar em combate a incêndios urbanos, e vice-versa. 

Estes dois novos veículos possuem, também, valências e equipamentos de intervenção em edificado de pequena volumetria e altimetria, característica das zonas de interface urbano-florestal do Funchal. Dessa forma, serão veículos mais estreitos que os veículos-padrão, possuindo motorização com potência adequada (elevada), tração às quatro rodas e facilidade de manobra e estacionamento, o que lhes permite a necessária flexibilidade aquando da sua utilização nos arruamentos estreitos, sinuosos e inclinados caraterísticos das zonas situadas às cotas mais altas do concelho. Chegarão, igualmente, um novo veículo florestal de combate a incêndios, que vai substituir o Pronto-Socorro Pesado Florestal do Município, que conta com 20 anos de serviço e com um uso intensivo em operações de combate a incêndios florestais, e um veículo ligeiro de combate a incêndios, para reforço da capacidade de primeira intervenção em incêndios florestais e substituição do atual Pronto Socorro Ligeiro dos Bombeiros Sapadores do Funchal. 

Pontos de Interesse