Select Page

FUNCHAL RENOVA FROTA DE COMBATE A INCÊNDIOS URBANOS E FLORESTAIS

A Câmara Municipal do Funchal aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do processo de aquisição de quatro novas viaturas, destinadas ao combate de incêndios urbanos e florestais, na sequência da aprovação de uma candidatura para o efeito no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado pela Comissão Europeia. O concurso público internacional para o efeito já decorre, com valor base fixado em cerca de 800 mil euros.A Câmara Municipal do Funchal aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do processo de aquisição de quatro novas viaturas, destinadas ao combate de incêndios urbanos e florestais, na sequência da aprovação de uma candidatura para o efeito no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado pela Comissão Europeia. O concurso público internacional para o efeito já decorre, com valor base fixado em cerca de 800 mil euros.

A Autarquia liderada por Paulo Cafôfo avança, assim, para uma modernização da frota dos Bombeiros Sapadores do Funchal considerada indispensável, quer devido à idade dos meios existentes, quer, em especial, à necessidade de adaptar os meios de combate às especificidades do concelho, nomeadamente com a valência de combate em interface florestal e urbana, o que foi uma das maiores necessidades com que a Proteção Civil Municipal se deparou nos incêndios do ano passado. A Autarquia tem vindo a levar a cabo, desde então, todos os procedimentos necessários a esta aquisição, um processo exigente mas que valeu, mais uma vez, a aprovação de uma importante candidatura a fundos comunitários. 

Serão adquiridos, desde logo, dois veículos florestais de combate a incêndios, especificamente para intervenção na interface urbano-florestal da cidade. Sendo na sua génese viaturas de combate a incêndios florestais, estas possuirão valências de combate inicial e de proteção a incêndios estruturais, o que vai ao encontro das necessidades do concelho. Possuirão, ainda, capacidades de apoiar e manter operações de evacuação de sinistrados e de pessoas expostas nas zonas em que tiverem de intervir. A existência de uma vasta zona de interface entre o edificado e as áreas florestadas no Funchal, rurais ou incultas, leva a que, em diversos casos, como no ano passado, as operações de combate a incêndios florestais se possam transformar em combate a incêndios urbanos, e vice-versa. 

Estes dois novos veículos possuem, também, valências e equipamentos de intervenção em edificado de pequena volumetria e altimetria, característica das zonas de interface urbano-florestal do Funchal. Dessa forma, serão veículos mais estreitos que os veículos-padrão, possuindo motorização com potência adequada (elevada), tração às quatro rodas e facilidade de manobra e estacionamento, o que lhes permite a necessária flexibilidade aquando da sua utilização nos arruamentos estreitos, sinuosos e inclinados caraterísticos das zonas situadas às cotas mais altas do concelho. Chegarão, igualmente, um novo veículo florestal de combate a incêndios, que vai substituir o Pronto-Socorro Pesado Florestal do Município, que conta com 20 anos de serviço e com um uso intensivo em operações de combate a incêndios florestais, e um veículo ligeiro de combate a incêndios, para reforço da capacidade de primeira intervenção em incêndios florestais e substituição do atual Pronto Socorro Ligeiro dos Bombeiros Sapadores do Funchal. 

Pontos de Interesse

Campanha eleitoral vai obrigar a reajustar escalas de serviço

A campanha eleitoral para as Regionais do próximo dia 22 de Setembro vai ‘roubar’ funcionários de vários serviços públicos. A notícia que faz manchete na edição desta sexta-feira do DIÁRIO, revela que dos 1.528 candidatos às Regionais, há muitos funcionários públicos,...

MERCADO DOS LAVRADORES TRANSFORMADO POR DENTRO E POR FORA

A Câmara Municipal do Funchal prepara-se para avançar, neste início de Verão, com uma operação de beneficiação multifacetada no Mercado dos Lavradores, que representará um investimento na ordem dos 170 mil euros, na requalificação de todas as fachadas do Mercado, bem...