O Secretário Regional da Saúde adiantou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Gabinete de Gestão do Medicamento e dos Assuntos Farmacêuticos já está a finalizar o levantamento das necessidades junto das Unidades de Saúde de Ilha e a ser acompanhado pela Direção Regional de Saúde.
“Este Gabinete irá produzir os documentos necessários para fazer a gestão coordenada do medicamento em todas as ilhas”, afirmou Rui Luís, no final de uma reunião com a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, sublinhando que será todo um conjunto de ferramentas necessárias que vai possibilitar uma gestão do medicamento o mais eficaz possível.
“Estamos a falar de precaver a existência do medicamento sempre que ele é necessário, das alternativas terapêuticas que existam caso o medicamento principal falte e de todo o circuito que é necessário fazer entre o médico e o utente, entre as Unidades de Saúde de Ilha e os Hospitais“, salientou.
Neste encontro foram ainda analisadas as necessidades de recursos humanos e apresentado o compromisso por parte do Governo Regional do recrutamento de farmacêuticos ao longo dos próximos dois anos nas Unidades de Saúde de Ilha onde ainda não existe farmacêutico.
“Este ano já teremos um concurso aberto para a ilha de Santa Maria e estamos a estudar a possibilidade na Graciosa e no Pico também, no próximo ano, fazermos este recrutamento”, afirmou o Secretário Regional.
No âmbito da visita da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos aos Açores foi também celebrado um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional da Saúde, a Secretaria Regional da Solidariedade Social e a Ordem dos Farmacêuticos para a implementação nos Açores do programa ‘Geração Saudável Sénior’.
“Trata-se de um projeto de intervenção junto da comunidade sénior que vai ao encontro da promoção e educação para a saúde, e que irá contribuir certamente para a promoção da saúde e para estimular a adoção de práticas saudáveis”, frisou Rui Luís.
A implementação deste projeto será realizada em Centros de Dia e Instituições Particulares de Solidariedade Social, com formação a cargo de farmacêuticos e abrange temáticas como a diabetes e o uso responsável do medicamento.