Select Page

Galiza reconhece Porto como capital da “nova economia”

O Porto “aprendeu e entendeu muito bem o que é a novaeconomia”, sendo hoje uma cidade modelar ao nível europeu. A afirmação pertenceao presidente da Xunta de Galicia, que no conceito identifica, “em primeiro lugar”, oturismo enquanto “um setor verde, que não contamina e é um sector industrial dos países do futuro”. Igualmente importante parao posicionamento do Porto ao nível nacional e internacional é o investimento emtermos de “tecnologia, inovação, investigação e conhecimento”, domínios que AlbertoNuñez Feijóo reconhece na Universidade do Porto enquanto instituição fortementeenvolvida com a cidade e seus agentes.

“Investigadores e professores, startups e grandes empresas estãoa trabalhar em conjunto para que o Porto, uma das capitais turísticas daEuropa, seja também uma capital da indústria, da inovação e da tecnologia. Tudoisto é parte da economia de futuro” – reiterou esta tarde o presidente do governoregional da Galiza, após ter visitado o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologiada Universidade do Porto e o I3S – Instituto de Investigação e Inovação emSaúde.

Conhecedor de longa data da realidade local e regional, AlbertoNuñez Feijóo frisou aos jornalistas que o Porto “mudou muitíssimo na últimadécada, principalmente nos últimos cinco anos. É hoje uma cidade com destinosinternacionais, escolhida por inúmeros europeus para férias, porque tem muitíssimos recursos; porque aposta na cultura e no turismo dequalidade, no urbanismo e na reabilitação do seu centro histórico”. Em suma, “é umacidade que experimentou uma enorme transformação”.

Reconhecendo a “competição saudável” e a “cooperaçãohonesta” como as duas faces da relação entre Galiza e Norte dePortugal, o mesmo responsável reforçou a necessidade de se continuar a investirnuma eurorregião reconhecida por falar “com voz própria”, capaz de se assumircomo polo logístico, de transporte, turístico, tecnológico e de inovação.

O presidente da Câmara do Porto, que acompanhou o governante da Galiza ao longo de todo o dia, realçou, por seu turno, que esta visita apolos tecnológicos e de inovação evidenciou a relação que existeentre conhecimento, ciência e empreendedorismo. “Este é, de facto, o grandedesafio futuro do Porto – a afirmação da sua Universidade, do seu conhecimento,das suas pessoas, como o caminho para uma cidade cada vez mais competitiva”,salientou Rui Moreira.

“Tenho dito muitas vezes que a instituição mais importanteda cidade é a Universidade, com as suas ligações a empresas como as que hojevisitámos” – reiterou o autarca, lembrando que “é pelo conhecimento” que sepode captar e manter talentos qualificados. “Ainda há uns anos estávamospreocupados com a saída dos jovens da cidade. A maré inverteu-se”, concluiu.

Pontos de Interesse