Select Page

go.WATER: o retorno financeiro da minimização das perdas de água

Os sistemas inteligentes de gestão de água assumem um papel cada vez mais central no âmbito da sustentabilidade ambiental, financeira e social das cidades. As perdas de água representam uma contrariedade na gestão dos sistemas de abastecimento de água e águas residuais, sendo prioritário minimizá-las, dada a responsabilidade cívica de preservação deste recurso.

O processo global de inovação tecnológica tem permitido instituir ferramentas de gestão centralizada dos sistemas de abastecimento de água e águas residuais, contribuindo para uma maior eficiência dos mesmos, criando melhorias significativas para as sociedades, a médio e longo-prazo.

Os Municípios da Vidigueira e de Estremoz, conscientes da importância de uma gestão sustentável dos sistemas de abastecimento de água e águas residuais, adquiriram recentemente a plataforma go.WATER, totalmente desenvolvida pelo Grupo Skillmind e implementada em vários Municípios no território nacional. O cadastro das infraestruturas de água e saneamento também será feito no território destes Municípios.

A go.WATER é uma plataforma WebSIG colaborativa de cadastro e gestão de sistemas de abastecimento de água e águas residuais, podendo ser implementada na cloud. Esta plataforma permite a operação, descrição, análise e manutenção dos dados por parte das entidades gestoras, possibilitando, da mesma forma, uma comunicação ágil com todos os utilizadores, administração e parceiros privados. Apresenta uma interface gráfica simples e fácil de utilizar, acessível a partir de um visualizador/geoportal e navegador web. Desenvolvida com tecnologias livres (norma aberta), a solução go.WATER funciona sobre plataformas fixas e móveis.
Uma estratégia integrada de gestão e análise dos dados é uma das medidas de controlo mais importantes para a redução dos custos e aumento da eficiência por parte das entidades, uma vez que promove o alinhamento entre os processos e a tecnologia, contribuindo para uma tomada de decisão mais consciente.
O Grupo Skillmind sabe que para a continuação da prossecução do seu objetivo – o de alavancar as cidades, tornando-as smart -, terá que sensibilizar as entidades a conhecer primeiro os territórios através da informação geográfica.

 

Pontos de Interesse