O Secretário Regional da Educação e Cultura revelou hoje, em Ponta Delgada, que, a partir de 1 de janeiro, cerca de 2.000 professores serão abrangidos nos Açores pelas progressões na carreira docente.
Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma audiência solicitada pelo Sindicato dos Professores da Região Açores, garantiu que o Orçamento Regional “acautela” a situação das valorizações das carreiras.
Destacando o “clima de entendimento” alcançado entre as partes, o Secretário Regional da Educação adiantou que existem, no entanto, “questões de pormenor” que serão avaliadas e para as quais serão encontradas as “melhores soluções”.
Quanto às negociações sobre o descongelamento da carreira docente, Avelino Meneses salientou que, como garantiu a 21 de novembro o Presidente do Governo, na Região será assumida “totalmente e sem reservas a solução que for consagrada a nível nacional” decorrente das negociações em curso entre o Ministério da Educação e as estruturas representativas dos docentes.
O governante açoriano garantiu ainda “igualdade” de tratamento aos pedidos de agendamento de reuniões ou audiências com as estruturas sindicais.