A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo sublinhou hoje, no Faial, o trabalho do Governo dos Açores na promoção da eficiência energética e no impulsionar da mobilidade elétrica, frisando a importância dos municípios para concretizar “uma estratégia que permite um caminho pela sustentabilidade onde todos têm de ser parte integrante e ativa”.
Marta Guerreiro falava no âmbito da assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal da Horta, que visa, precisamente, “fomentar estas práticas através de parcerias com as autarquias, algo que também já se efetivou nas ilhas das Flores e do Corvo”, no início de outubro.
Segundo a governante, a divulgação das boas práticas associadas à eficiência energética e à mobilidade elétrica devem ser “um processo colaborativo”, daí a celebração destes protocolos com as Câmaras Municipais, destacando “a importância, cada vez mais relevante, destas matérias”.
“Por exemplo, comprometemo-nos a apoiar a realização de ações de sensibilização, de informação e de educação pública sobre estas temáticas, dirigidas a diferentes público-alvo e setores de atividade, bem como a instalar pontos de carregamento de acesso público para veículos elétricos em todos os concelhos do arquipélago”, reforçou Marta Guerreiro.
A titular da pasta da Energia lembrou que, para a ilha do Faial em concreto, foi já adjudicada a concessão do serviço de exploração de um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos, nas Angustias, encontrando-se em elaboração um contrato de colaboração entre o Governo dos Açores e o Município para a colocação de um ponto de carregamento de serviço público no Salão, uma vez que a proposta apresentada ao lote foi excluída por não cumprir com os requisitos mínimo.
No âmbito do protocolo agora assinado, a Secretária Regional salientou que está em causa “a promoção de medidas de discriminação positiva aos utilizadores dos veículos elétricos”, através da “criação de lugares de estacionamento reservados, gratuitos ou a preços reduzidos para os veículos elétricos, e a promoção da mobilidade elétrica junto dos munícipes e empresas locais, através de ações de sensibilização”.
Marta Guerreiro destacou o trabalho do Executivo açoriano no estímulo da mobilidade elétrica, recordando que, “ainda este mês, foram já concessionados 16 dos 26 lotes de serviços de exploração de pontos de carregamento rápido de mobilidade elétrica, o que permitirá que, em breve, se possa proceder à sua aquisição, montagem e manutenção”.
“Para os restantes 10 lotes, o Governo dos Açores irá contratualizar a sua exploração junto das Câmaras Municipais, enquanto principais parceiros no fomento destas boas práticas”, afirmou a Secretária Regional.