O Governo dos Açores apoia a conferência ‘Faz Acontecer’, que decorre a 25 de maio, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, anunciou hoje o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.
Berto Messias, que falava na conferência de imprensa de apresentação do evento, apontou as três razões que fazem o Executivo açoriano, através da Direção Regional da Juventude, ser parceiro desta iniciativa.
“Em primeiro lugar, por aquilo que este evento e a marca ‘Faz Acontecer’ representam na Região e no país, permitindo através desta conferência o contacto direto dos jovens participantes com pessoas inspiradoras e que, no seu percurso de vida quer social, quer económico, quer desportivo, quer cultural, representam um bom exemplo e alguém que os jovens devem ouvir, para daí retirar aprendizagens e inspirações para o futuro”, salientou.
O governante sublinhou que, em segundo lugar, o Executivo associa-se a este evento criando um conjunto de sinergias entre o ‘Faz Acontecer’ e o projeto ‘Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso’.
“Esta iniciativa, que promove o empreendedorismo nas escolas da Região, teve, a 15 de maio, o seu concurso regional, o IdeiaAçores, onde foram selecionados os vencedores e as melhores apresentações. Assim, as melhores apresentações deste concurso, os melhores ‘pitch’, serão apresentados aqui no sábado. Além disso, promovemos este ano a presença de 30 jovens e professores das equipas da ilha Terceira que estiveram no Ideiaçores”, referiu Berto Messias.
Para o Secretário Regional, quando se fala de empreendedorismo, não é só na perspetiva apenas das empresas, da criação de emprego.
“Isso é importante obviamente, mas queremos ir mais longe, queremos intensificar a promoção junto dos jovens de uma perspetiva empreendedora perante a vida”, frisou.
“Queremos promover junto dos jovens a vontade de participar na sua comunidade, na sua freguesia, na sua filarmónica, no seu clube de futebol local e acho que este tipo de iniciativas e os exemplos que teremos no próximo sábado, no Auditório do Ramo Grande, vão potenciar e promover isso”, afirmou o Secretário Regional.
Em terceiro lugar, acrescentou Berto Messias, o Governo dos Açores associa-se ao ‘Faz Acontecer’ por este se realizar na Praia da Vitória.
“Todas as iniciativas que possam aqui promover o empreendedorismo, novas alternativas, novas formas de negócio, novas formas de proatividade na construção de um futuro melhor para esta comunidade e para a ilha Terceira – e naturalmente também para os Açores – é para nós muito relevante. A Praia da Vitória tem passado um período em que teve de se reinventar face aquilo que aconteceu no passado recente no âmbito do ‘downsizing’ da Base das Lajes”, sublinhou Berto Messias.
“Temos feito um caminho importante que está à vista de todos, com vários projetos que são já uma referência, como o Terceira Tech Island ou a Praia Links, na busca de novas alternativas para a criação de novas empresas e de novas áreas, numa parceria que tem sido muito eficaz entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal da Praia da Vitória e este tipo de iniciativa é mais um contributo para esse caminho de criar novas dinâmicas aqui na cidade da Praia da Vitória, e na Ilha Terceira, que continuam a trabalhar na consolidação de um novo paradigma de desenvolvimento, após as reduções na Base das Lajes”, afirmou Berto Messias.