Select Page

Governo dos Açores apoia Grupos de Ação Local para melhorarem desempenho nos seus territórios

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje, na Horta, que será concretizada brevemente uma alteração legislativa de modo a possibilitar aos Grupos de Ação Local (GAL) aumentarem o número de pedidos de pagamento aos projetos aprovados no âmbito do PRORURAL+.

 

“A alteração que vai agora ser concretizada permite a estas entidades fazerem seis pedidos de pagamento, em vez dos atuais quatro. Isso naturalmente é importante, pois cria condições para que seja possível melhorar a taxa de execução do PRORURAL+, no que se refere às verbas geridas, no âmbito do LEADER, pelos GAL”, afirmou João Ponte.

 

O governante, que falava após a reunião com o Presidente da ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, Carlos Ávila, destacou a importância das verbas do PRORURAL+ para o contínuo desenvolvimento dos territórios a cargo dos GAL.

 

Nos Açores existem quatro Grupos de Ação Local, nomeadamente a Adeliaçor, ASDEPR, ARDE e GRATER.

 

João Ponte salientou que, neste momento, a taxa global de execução do PRORURAL+ é de 54%, o que representa o pagamento de cerca de 180 milhões de euros, enquanto a taxa de compromisso atinge cerca de 84%.

 

“Estes indicadores dão bem nota da grande adesão que tem havido por parte dos diferentes promotores, seja no âmbito dos projetos de investimento na modernização agrícola e desenvolvimento local, como são as iniciativas  promovidas pelos GAL no âmbito do LEADER, sejam ainda os projetos das desenvolvidos pelas agroindústrias”, referiu o Secretário Regional, acrescentando que isso representa a criação de postos de trabalho, crescimento e desenvolvimento, e, sobretudo, permite capacitar a Região para os desafios futuros do setor agrícola.

Pontos de Interesse