A Secretária Regional da Solidariedade Social, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha de São Jorge, assinou um contrato de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia da Calheta para apoiar a instituição no processo de reabilitação do Centro de Atividades Ocupacionais.
A obra, que representa um investimento público de cerca de 250 mil euros, tem início previsto para o segundo semestre deste ano e vai permitir requalificar o edifício onde atualmente funciona o CAO, que tem capacidade para apoiar 25 Jorgenses com necessidades especiais.
Andreia Cardoso destacou a convicção do Governo dos Açores de que a qualidade e a segurança das respostas sociais para o público com necessidades especiais constituem “um passo fundamental para a promoção de uma sociedade justa, desenvolvida e inclusiva”.
A Secretária Regional frisou que se trata de uma ideia há muito defendida pelo Executivo açoriano e que tem vindo a ser concretizada, estando previsto o “contínuo alargamento das respostas disponíveis, nomeadamente ao nível das atividades ocupacionais e das estruturas residenciais”.
No início deste ano, a titular da pasta da Solidariedade Social tinha revelado que estavam previstas, “a breve trecho”, obras com vista à implementação de novas e melhoradas respostas sociais na área da deficiência, num total de cerca de oito milhões de euros.
Ainda no âmbito da visita estatutária a São Jorge, foi também assinado um acordo de cooperação com a Casa de Repouso João Inácio de Sousa, num valor superior a 35 mil euros, com vista a apoiar a aquisição de novos equipamentos para esta instituição.