A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas promove, a 13 de abril, pelas 20h30, no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, a realização de uma sessão pública de apresentação da proposta de estratégia para a agricultura biológica nos Açores, aberta a todos os interessados.
Esta sessão, que conta com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, do Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura, do presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, e do coordenador da proposta, David Horta Lopes, visa informar, divulgar e tornar este processo o mais participado possível.
Após esta sessão pública, a proposta de estratégia para a agricultura biológica nos Açores entra num período de consulta pública durante 60 dias.
A proposta de Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e Plano de Ação para a Produção de Produtos Biológicos na Região Autónoma dos Açores foi entregue ao Secretário Regional da Agricultura e Florestas a 28 de março.
O documento foi coordenado por David Horta Lopes, da Universidade dos Açores, sendo que o grupo de trabalho incluiu também técnicos e membros da Cooperativa BioAzórica, da ilha Terceira, e da TryBio, do Faial.
Esta proposta de estratégia regional foi concebida para um horizonte temporal de 10 anos, tendo sido definidos cinco objetivos estratégicos, que passam pela expansão das áreas de produção biológica, aumento da produção e, consequentemente, da oferta de produtos agrícolas e agroalimentares com origem na produção biológica, promoção do conhecimento técnico e científico, dinamização da inovação empresarial e disponibilização de informação estatística, bem como fomento da promoção e reforço da confiança e da credibilidade destes produtos junto dos consumidores.
Os Açores já têm atualmente projetos na área da agricultura biológica ao nível da horticultura e da produção de carne, além de um projeto piloto na área do leite.