
O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Habitação, proporciona a 440 famílias do arquipélago uma poupança anual de cerca de um milhão de euros através do regime de arrendamento com opção de compra.
A Secretária Regional da Solidariedade Social, que presidiu hoje ao sorteio de 52 habitações, revelou que, neste regime e “em toda a Região, estão cerca de 440 famílias açorianas, a quem o Governo dos Açores proporciona uma poupança anual de 900 mil euros”.
“É quase um milhão de euros que o Governo Regional assume pelas famílias todos os anos, para aliviar os seus orçamentos e facilitar o acesso a uma habitação condigna”, frisou Andreia Cardoso.
Os apartamentos hoje sorteados, de tipologias T1 a T3, localizam-se no Empreendimento Piedade Jovem, na freguesia de Arrifes, concelho de Ponta Delgada, e foram atribuídos a 52 famílias, num total de cerca de 150 pessoas, permitindo “uma poupança de mais de 2.000 euros por ano, por família”, adiantou a Secretária Regional.
“No fundo, trata-se de disponibilizar habitação a famílias, especialmente famílias jovens, que, apesar de algum poder de compra, têm ou teriam dificuldade na obtenção de financiamento para aquisição de habitação”, frisou a governante.
A titular da pasta da Solidariedade Social recordou que se trata de um compromisso assumido no debate do Plano e Orçamento da Região para 2017, garantindo que “o Governo dos Açores encara com muita seriedade todos os compromissos que assume junto dos Açorianos e a melhoria das condições habitacionais das famílias não é exceção”.
Os fogos hoje atribuídos destinam-se a habitação permanente, podendo a opção de compra ser exercida em qualquer momento desde que decorrido um ano da data da assinatura do contrato de subarrendamento, sendo todas as rendas pagas pelas famílias até essa altura contabilizadas para esse efeito.
Recent Comments