Select Page

Governo dos Açores avança com investimento de 450 mil euros para beneficiação de caminhos na ilha Terceira

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas assinou dois contratos para obras de beneficiação em caminhos na ilha Terceira, num investimento superior a 450 mil euros que dá continuidade ao processo em curso de capacitação do setor agrícola, com o objetivo de dar melhores condições de trabalho aos agricultores.

 

“Os contratos para obras no caminho florestal do Chambre e no caminho rural da Serra do Cume são dois importantes investimentos que vão permitir melhorar as condições de trabalho dos agricultores”, afirmou João Ponte, que falava quinta-feira durante uma visita às obras de beneficiação do caminho rural do Barro Vermelho, na Ribeirinha, concelho de Angra do Heroísmo.

 

A intervenção no caminho rural da Serra do Cume, no concelho da Praia da Vitória, com uma extensão de cerca de 4.300 metros, vai beneficiar seis dezenas de agricultores e cerca de 225 hectares de pastagens.

 

Por seu lado, a obra no caminho florestal do Chambre, que abrange os concelhos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, com uma extensão de 1.540 metros, dá acesso a mais de duas dezenas de agricultores, a uma área de pastagem de 279 hectares e a 315 hectares de floresta.

 

Relativamente ao caminho rural do Barro Vermelho, João Ponte considerou que esta obra é um “bom exemplo” de cooperação entre o Governo dos Açores e o Poder Local, pois, além do interesse relevante desta via para o setor agrícola, tem também importância para a economia da freguesia, desde logo ao nível turístico.

 

Nesse sentido, salientou que a parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo permitiu dotar este caminho com uma rede de águas e um novo pavimento, o que se traduzirá numa melhoria muito significativa para todos aqueles que utilizam esta via.

 

“É mais um exemplo de um investimento que o Governo dos Açores está a realizar num caminho rural que estava em péssimas condições, mas que, com a beneficiação que está em curso, possibilitará uma efetiva redução de custos de produção e, desta forma, contribuirá para a melhoria da competitividade do setor e para a melhoria das infraestruturas públicas que estão ao serviço da agricultura nos Açores”, disse João Ponte.

 

A obra do caminho rural do Barro Vermelho, orçada em 300 mil euros, é da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais e tem uma extensão de 2.540 metros, assumindo grande importância para a atividade agrícola e florestal.

 

Este caminho serve quase seis dezenas de agricultores, abrangendo uma área com cerca de 93,6 hectares de pastagem privada, e permite o acesso a cerca de 18 hectares de área do Perímetro Florestal da Terceira.

Pontos de Interesse