A Diretora Regional dos Recursos Florestais afirmou hoje, no Faial, que as obras de beneficiação do Caminho Rural da Praia do Norte, um investimento de cerca de 94 mil euros, vão permitir melhorar as condições de circulação, de segurança e de trabalho dos agricultores daquela zona da ilha.
“As obras que agora têm início consistem na pavimentação dos 1.300 metros de extensão deste caminho rural e na construção de 750 metros de valetas em betão”, adiantou Anabela Isidoro, que falava no final de uma visita ao local.
A Diretora Regional salientou que se trata de mais uma importante obra levada a cabo pelo Governo dos Açores, que se traduz também no cumprimento de um compromisso, que permitirá a todos os utilizadores do caminho obter “um ganho significativo em termos de segurança e conforto”.
Anabela Isidoro destacou ainda a melhoria substancial que se vai registar ao nível do escoamento das águas pluviais com a construção das valetas.
O Caminho Rural da Praia do Norte beneficia 15,34 hectares de pastagens e cerca de duas dezenas de explorações agrícolas.
A intervenção será feita recorrendo a meios próprios da Direção Regional dos Recursos Florestais, sendo o investimento comparticipado por fundos comunitários ao abrigo do PRORURAL+.
Anabela Isidoro frisou que a empreitada se insere no plano da Direção Regional dos Recursos Florestais para o corrente ano, que contempla um investimento global de 6,2 milhões de euros.
A rede de caminhos agrícolas na ilha do Faial da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais totaliza cerca de 110 quilómetros.